Skip to content Skip to footer

Após condenar sem ponderar a massa de manobra, Luiz Fux se contradiz e se acovarda na hora de condenar os grandes

(Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo)

A postura do ministro Luiz Fux é completamente contraditória e causa causando perplexidade não só entre aqueles que esperam justiça contra os golpistas fora do plenário, mas também na Primeira Turma. Inicialmente, ele votou sem questionar a falta de foro privilegiado para os vândalos de 8 de janeiro que atacaram os Três Poderes. Foram quase quatro centenas de condenados com apoio dele. Agora, porém, quando as ações judiciais atingem pessoas que exerciam cargos de poder durante os crimes, ele alega a existência de incompetência absoluta daquela corte.

O ministro primeiro argumentou pela incompetência absoluta do STF para julgar a trama golpista, para depois acrescentar que, se o réu é Jair Bolsonaro na condição de presidente, o julgamento deveria ocorrer no plenário da Corte, e não na Turma. Foi com base nesse argumento que ele propôs o rebaixamento do caso para a Primeira Turma.

Em seu voto, Fux lembrou ainda que o próprio STF já anulou processos no passado por incompetência relativa, citando como exemplo decisões tomadas durante a Operação Lava Jato. Na avaliação do ministro, a mudança no entendimento sobre a prerrogativa de foro é um desenvolvimento recente na jurisprudência do tribunal.

A impressão que fica é que Fux prefere o conforto do que enfrentar as milícias bolsonaristas e o lobby estadunidense a favor da extrema-direita brasileira.

O juíz, neste momento, se desdobra e gasta seu vasto português para convencer a si mesmo que está sendo racional e não um homem acovardado.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

18 dez 2025

Quatro partidos recorrem ao STF contra PL da Dosimetria

PT, PSB, PCdoB e PSOL pedem nulidade dos atos praticados na Comissão de Constituição e Justiça do Senado
18 dez 2025

Flávio dá a entender que Jair Bolsonaro é “desequilibrado”

Não é a primeira vez que o senador acaba atingindo indiretamente o pai ao tentar se diferenciar dele
18 dez 2025

Lula confirma que vai vetar PL da Dosimetria

Na avaliação do presidente, quem cometeu crimes contra a democracia precisa pagar por esses atos
18 dez 2025

Lula defende filhas de Silvio Santos, critica Zezé Di Camargo e diz que cantor foi covarde

Presidente se solidarizou com filhas do apresentador e chamou ataque de cantor de “cretinice”
18 dez 2025

Relatório do Coaf aponta que Renato Cariani movimentou R$ 31,5 milhões em cinco meses

Os números do Coaf reforçam as suspeitas de que o influenciador, conhecido por promover estilo de vida fitness e suplementos, estaria envolvido em um esquema de

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário