Skip to content Skip to footer

Após 61 anos, Justiça Militar arquiva processo contra chineses presos e torturados na ditadura

O caso, encerrado por prescrição, evidencia os abusos sistemáticos de direitos humanos cometidos pelo regime militar contra estrangeiros

A Justiça Militar determinou o arquivamento do processo contra nove cidadãos chineses presos há 61 anos durante a ditadura militar brasileira (1964-1985), encerrando uma das mais longas e emblemáticas perseguições políticas do período. Os estrangeiros foram detidos em 1964 sob acusações infundadas de espionagem e subversão, torturados e posteriormente expulsos do país sem qualquer comprovação de crimes.

O caso, encerrado por prescrição, evidencia os abusos sistemáticos de direitos humanos cometidos pelo regime militar contra estrangeiros sob a paranoia anticomunista que marcou os primeiros anos da ditadura. As falsas acusações e o tratamento dado aos chineses impactaram negativamente as relações diplomáticas entre Brasil e China por aproximadamente uma década.

A prisão dos nove chineses ocorreu no clima de histeria anticomunista que se seguiu ao golpe militar. Submetidos a sessões de tortura, os civis foram forçados a confessar crimes que não cometeram, em um processo que ignorou todas as garantias legais e evidenciou o caráter arbitrário da repressão política.

A expulsão sumária do grupo e as acusações sem fundamento dificultaram o relacionamento bilateral entre Brasil e China durante dez anos, refletindo como as violações de direitos humanos durante a ditadura tinham impactos concretos na política externa brasileira.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário