Skip to content Skip to footer

Anvisa retira do mercado medicamentos e suplementos irregulares

Entre os itens suspensos estão o Xarope da Vovó Isabel (ou simplesmente Xarope da Vovó), produzido por uma empresa não identificada e sem qualquer registro na Anvisa. (Foto: Internet/reprodução)

Entre os produtos “proibidos” está o tradicional Xarope da Vovó Isabel

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da comercialização de uma série de produtos, entre medicamentos e suplementos, por falta de registro, irregularidades na fabricação ou suspeita de falsificação. As decisões foram publicadas no Diário Oficial da União na sexta-feira (18) e incluem desde fórmulas populares até insumos farmacêuticos.

Entre os itens suspensos estão o Xarope da Vovó Isabel (ou simplesmente Xarope da Vovó), produzido por uma empresa não identificada e sem qualquer registro na Anvisa. Também foram barrados o Colágeno + Vitamina C, o L-Treonato de Magnésio e a Espinheira Santa, fabricados pelo Grupo Nutra Nutri Ltda, que não possui autorização da agência para operar.

Além disso, a Anvisa interditou o lote L42158 do Dysport®️ (Toxina Botulínica A), da empresa Beaufour Ipsen Farmacêutica Ltda, após a fabricante declarar que se trata de um produto falsificado, não reconhecido como original. O suplemento alimentar Curcumyn Long também foi proibido por não atender aos requisitos legais em sua forma de obtenção.

As resoluções de recolhimento foram assinadas por Marcus Aurélio Miranda de Araújo, gerente-geral de Inspeção e Fiscalização da Anvisa. Consumidores que tiverem adquirido esses produtos devem interromper o uso e buscar orientação nos canais oficiais da agência.

Para mais informações e lista completa dos produtos retirados do mercado, acesse o portal oficial da Anvisa: www.gov.br/anvisa.

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

30 nov 2025

Discurso misógino na prática: influenciador “Red Pill” Calvo do Campari é preso por agressão e tentativa de estupro

Vítima foi encontrada pela Polícia Militar na rua, com marcas visíveis de agressão, após conseguir pedir ajuda enquanto tentava se afastar do influenciador
29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário