Durante a noite desta quarta-feira (15), em Londres, a cantora Anitta participou de uma cerimônia da organização Liberatum dedicada ao Cacique brasileiro
Raoni Metuktire, uma das maiores e mais influentes lideranças indígenas do planeta.
Anitta foi a única brasileira convidada a participar do evento, fez um discurso poderoso sobre a importância de Raoni para a preservação da natureza e da cultura indígena brasileira e entregou nas mãos do Cacique um presente simbólico em nome da Liberatum.
“Como brasileira, é uma honra fazer parte de um momento tão importante e único para o Cacique Raoni. É essencial que mais países e líderes globais se alinhem à preservação do meio ambiente e dos povos indígenas, que são os verdadeiros guardiões da floresta. Reconhecer a liderança do Cacique é, por si só, um compromisso com essa causa”, afirmou Anitta.
A celebração contou com homenagens de importantes personalidades internacionais das artes, do ativismo e da diplomacia. Os coanfitriões do Prêmio Cultural Liberatum incluiram Anitta (cantora e ativista brasileira, indicada ao Grammy), Martin Scorsese (diretor vencedor do Oscar), Benedict Cumberbatch (ator vencedor do Oscar e do BAFTA), Sharon Stone (atriz e artista vencedora do Globo de Ouro), Pierce Brosnan (ator), Chioma Nnadi (editora-chefe da British Vogue), Bianca Jagger (ativista), Johan Eliasch (filantropo), Paris Jackson (modelo e atriz), Rossy de Palma) atriz espanhola e Embaixadora da UNESCO para Diversidade Cultural), Trudie Styler (produtora de cinema), Zac Goldsmith (ambientalista) e Baronesa Young of Hornsey.
Referência global
O líder indígena, de 93 anos, do povo Kayapó, viajou ao Reino Unido para receber o 13º Prêmio Cultural Liberatum, durante uma cerimônia especial em Londres.
Considerado um dos mais respeitados porta-vozes indígenas do mundo, o Cacique Raoni dedica há mais de cinco décadas sua vida à proteção da Floresta Amazônica e aos direitos dos povos originários.
Seu reconhecimento pelo Liberatum ocorre em um momento decisivo para o planeta, apenas duas semanas antes da COP30, que acontecerá no Brasil, no coração da Amazônia, onde o líder desempenhará um papel fundamental.
Bookmark