Skip to content Skip to footer

Animais passam a ser vítimas da violência de traficantes no Rio de Janeiro

Cadelinha Nina
(Foto: Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais/Divulgação)

Na manhã da quinta-feira (25), um cachorro foi baleado na comunidade Para-Pedro, em Irajá, Zona Norte do Rio. Batizado de Irajá, o animal levou um tiro na pata dianteira esquerda, sofreu fratura e perdeu um dos dedos. Moradores afirmam que ele havia sido “jurado de morte” por traficantes da região.

O cão foi levado ao Hospital Veterinário Jorge Vaitsman, na Mangueira, passou por cirurgia e segue em recuperação. Assim que receber alta, será encaminhado para um abrigo da prefeitura e ficará disponível para adoção.

O caso de Irajá não é isolado. Em menos de 24 horas, dois cães foram atingidos por tiros em comunidades cariocas e precisaram de atendimento da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais.

Na quarta-feira (24), a cadelinha Nina foi vítima de bala perdida durante um confronto no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho. O disparo atravessou seu tórax e saiu pela pata dianteira. Nina passou por cirurgia e, segundo os veterinários, pode necessitar de novos procedimentos. Nesta quinta, recebeu alta e voltou para casa com a tutora.

Outro caso recente aconteceu no início de setembro: o pitbull Hércules, atingido por três disparos na favela do Batan, em Realengo. Ele também foi atendido no hospital veterinário público e continua em recuperação.

O secretário municipal de Proteção e Defesa dos Animais, Luiz Ramos Filho, alerta para a gravidade da situação: animais têm sido baleados por simplesmente latirem ou reagirem, tornando-se alvo da violência urbana.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário