Skip to content Skip to footer

Animais passam a ser vítimas da violência de traficantes no Rio de Janeiro

Cadelinha Nina
(Foto: Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais/Divulgação)

Na manhã da quinta-feira (25), um cachorro foi baleado na comunidade Para-Pedro, em Irajá, Zona Norte do Rio. Batizado de Irajá, o animal levou um tiro na pata dianteira esquerda, sofreu fratura e perdeu um dos dedos. Moradores afirmam que ele havia sido “jurado de morte” por traficantes da região.

O cão foi levado ao Hospital Veterinário Jorge Vaitsman, na Mangueira, passou por cirurgia e segue em recuperação. Assim que receber alta, será encaminhado para um abrigo da prefeitura e ficará disponível para adoção.

O caso de Irajá não é isolado. Em menos de 24 horas, dois cães foram atingidos por tiros em comunidades cariocas e precisaram de atendimento da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais.

Na quarta-feira (24), a cadelinha Nina foi vítima de bala perdida durante um confronto no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho. O disparo atravessou seu tórax e saiu pela pata dianteira. Nina passou por cirurgia e, segundo os veterinários, pode necessitar de novos procedimentos. Nesta quinta, recebeu alta e voltou para casa com a tutora.

Outro caso recente aconteceu no início de setembro: o pitbull Hércules, atingido por três disparos na favela do Batan, em Realengo. Ele também foi atendido no hospital veterinário público e continua em recuperação.

O secretário municipal de Proteção e Defesa dos Animais, Luiz Ramos Filho, alerta para a gravidade da situação: animais têm sido baleados por simplesmente latirem ou reagirem, tornando-se alvo da violência urbana.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário