Skip to content Skip to footer

Aluguel cresce 25% e revela avanço da renda sobre a segurança da casa própria

Números indicam maior concentração de renda e atestam interesses velados que sustentam esse cenário. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Enquanto a parcela de famílias que pagam aluguel subiu de 18,4% para 23% entre 2016 e 2024, o número de pessoas com casa própria quitada caiu no mesmo período. Os dados fazem parte da edição especial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada na sexta-feira (22) pelo IBGE

A casa própria, mais do que uma construção física, sempre foi um bem associado à sensação de segurança para o brasileiro. O retrato atual, porém, mostra como a sociedade de mercado, historicamente voltada ao lucro, prioriza cada vez mais a renda. A financeirização da moradia transforma o espaço urbano em tabuleiro de especulação, esvaziando o caráter de abrigo e reforçando a lógica do imóvel como ativo.

Para o analista William Kratochwill, que participou do estudo, os números indicam maior concentração de renda e atestam interesses velados que sustentam esse cenário. Apesar disso, ele projeta que, a longo prazo, as condições para a compra da casa própria “vão acontecer”. Kratochwill observa ainda que a lógica da renda imobiliária já pesa mais do que outras alternativas de investimento. Não é raro, segundo ele, que pessoas aluguem o próprio apartamento para morar em outro alugado. Sem oportunidades reais de aquisição, afirma, “quem deseja independência e formar família, mas não consegue adquirir um bem, acaba forçado a optar pelo aluguel”.

O estudo mostra ainda um crescimento, ainda que modesto, dos brasileiros morando em apartamentos: passaram a representar 15,3% dos lares, um aumento de 1,4 ponto porcentual em oito anos. Para o IBGE, o dado reforça a tendência de urbanização, concentrando cada vez mais gente nos grandes centros em busca de trabalho, serviços e benefícios urbanos.

Bookmark

Luiz Estrela

Jornalista e criador de conteúdo no BFC, projeto em que se dedica à cobertura política nacional e internacional, além de cultura e direitos sociais, sempre com olhar crítico e linguagem acessível.

Mais Matérias

08 out 2025

Rede Emancipa já atendeu 200 mil estudantes com cursinhos pré-vestibular gratuitos e promoção da transformação social

Projeto criado em 2007, na região metropolitana de São Paulo, está presente em dez estados e tem índice de aprovação de 60%
11 out 2025

Peru tem novo presidente após destituição de Boluarte

Dina Boluarte deixa o cargo com uma das piores taxas de popularidade do mundo, abaixo dos 5%
11 out 2025

Tim Maia Racional: da conversão improvável ao status de clássico cult

Como os dois volumes da fase Racional de Tim Maia, que completam 50 anos, permanecem entre os trabalhos mais cultuados da música popular brasileira

Brasil reduz fome ao menor nível em mais de duas décadas

O avanço é expressivo: 2,2 milhões de brasileiros deixaram de conviver com a fome em apenas um ano
11 out 2025

Biblioteca Pública do Paraná recebe exposição “Caminhos do Encantamento”, com figurinos feitos com materiais de reuso

Ao todo, a exposição na Biblioteca Pública do Paraná contará com 10 figurinos expostos
11 out 2025

Governo Federal cria comitê contra crise do metanol após mortes e 217 casos suspeitos

O objetivo central é acelerar a retirada de produtos contaminados, punir fraudadores e resguardar empresas regulares

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário