Skip to content Skip to footer

Aluguel cresce 25% e revela avanço da renda sobre a segurança da casa própria

Números indicam maior concentração de renda e atestam interesses velados que sustentam esse cenário. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Enquanto a parcela de famílias que pagam aluguel subiu de 18,4% para 23% entre 2016 e 2024, o número de pessoas com casa própria quitada caiu no mesmo período. Os dados fazem parte da edição especial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada na sexta-feira (22) pelo IBGE

A casa própria, mais do que uma construção física, sempre foi um bem associado à sensação de segurança para o brasileiro. O retrato atual, porém, mostra como a sociedade de mercado, historicamente voltada ao lucro, prioriza cada vez mais a renda. A financeirização da moradia transforma o espaço urbano em tabuleiro de especulação, esvaziando o caráter de abrigo e reforçando a lógica do imóvel como ativo.

Para o analista William Kratochwill, que participou do estudo, os números indicam maior concentração de renda e atestam interesses velados que sustentam esse cenário. Apesar disso, ele projeta que, a longo prazo, as condições para a compra da casa própria “vão acontecer”. Kratochwill observa ainda que a lógica da renda imobiliária já pesa mais do que outras alternativas de investimento. Não é raro, segundo ele, que pessoas aluguem o próprio apartamento para morar em outro alugado. Sem oportunidades reais de aquisição, afirma, “quem deseja independência e formar família, mas não consegue adquirir um bem, acaba forçado a optar pelo aluguel”.

O estudo mostra ainda um crescimento, ainda que modesto, dos brasileiros morando em apartamentos: passaram a representar 15,3% dos lares, um aumento de 1,4 ponto porcentual em oito anos. Para o IBGE, o dado reforça a tendência de urbanização, concentrando cada vez mais gente nos grandes centros em busca de trabalho, serviços e benefícios urbanos.

Bookmark

Luiz Estrela

Jornalista e criador de conteúdo no BFC, projeto em que se dedica à cobertura política nacional e internacional, além de cultura e direitos sociais, sempre com olhar crítico e linguagem acessível.

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário