Skip to content Skip to footer

“Alice no País das Maravilhas” desembarca em Curitiba nesta semana

A execução dos espetáculos conta com mais de 150 pessoas envolvidas entre artistas, produtores e equipe técnica. (Foto: Divulgação)

“Era uma vez…”. É desta forma que histórias infantis como contos de fadas e fábulas eram introduzidas às crianças num passado recente. Os tempos são outros e as histórias também; e com o objetivo de contextualizar clássicos de literatura infantil dentro de dilemas contemporâneos, a Guanabara Produção Cultural e o Ministério da Cultura apresentam, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a 4ª edição do Festival Infantil “Era uma vez… Eram duas, eram três”, entre os meses de abril e outubro, com montagens adaptadas pela companhia de teatro Cia Abração.

Ao longo de 2025, serão 18 apresentações gratuitas, com seis espetáculos diferentes, no Teatro Bom Jesus, em Curitiba. Na quarta atração do megafestival, que estará em cartaz neste final de semana, nos dias 08 e 09 de agosto, o público terá a oportunidade de conferir uma adaptação do clássico “Alice no País das Maravilhas”.

A diretora criativa da Guanabara Produção Cultural, Carolina Montenegro, destaca que a proposta do festival é fazer com que as famílias se identifiquem com os personagens e diálogos. Temas como diversidade, inclusão, educação, tecnologia e sustentabilidade são trabalhados.

Queremos cumprir o papel do teatro em levar as cenas para fora dos palcos e ser um espaço de transformação por meio da arte

comenta.

As escolhas dos espetáculos foram feitas com base nos clássicos mais reconhecidos pelo público infantil, ao total são 6 peças, uma por mês: “O Mágico de OSS”, “A Bela e a Fera”, “Pinóquio”, “Alice no País das Maravilhas”, “Peter Pan” e “Flautista de Hamelin”. A execução dos espetáculos conta com mais de 150 pessoas envolvidas entre artistas, produtores e equipe técnica, um quadro técnico altamente capacitado, para garantir uma experiência única e inesquecível para as famílias.

O espetáculo “Alice no País das Maravilhas”, uma releitura do clássico da literatura mundial, apresenta a história de Alice, uma menina inquieta e ávida por novas aventuras, que dorme no meio de uma entediante história contada por sua irmã e é transportada para um mundo mágico e misterioso.

O cenário é composto por paisagens que se movimentam a cada cena, criando uma atmosfera onírica e envolvente. A trilha musical é uma homenagem à música brasileira, com referências à época da psicodelia e do tropicalismo. Poemas do poeta curitibano Paulo Leminski foram adaptados e inseridos no diálogo dos personagens, trazendo ainda mais brasilidade à narrativa.

A peça “Alice no País das Maravilhas”, que integra a programação oficial do festival “Era uma vez… Eram duas, eram três”, contará com três apresentações no Teatro Bom Jesus, nesta sexta-feira (08), a partir das 9h30 e das 14h30, em exibições exclusivas para escolas públicas; e uma no sábado (09), a partir das 15h, com público livre.

Confira a agenda completa do festival “Era uma vez…Eram duas…Eram três” na cidade de Curitiba:

·                O Mágico de Oss: 25 e 26 de abril – JÁ REALIZADO

·                A Bela e a Fera: 9 e 10 de maio – JÁ REALIZADO

·                Pinóquio: 6 e 7 junho – JÁ REALIZADO

·                Alice no País das Maravilhas: 8 e 9 agosto

·                Peter Pan: 26 e 27 setembro

·                Flautista de Hamelin: 17 e 18 outubro

Serviço:

Alice no País das Maravilhas – Festival Era uma vez…Eram duas…Eram três

Quando: dias 08 (9h30 e 14h30) e 09 (15h) de agosto

Local: Teatro Bom Jesus (Rua 24 de Maio, 135 – Centro)

Retire seu ingresso na plataforma Sympla: www.sympla.com.br

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário