Skip to content Skip to footer

Algoz de imigrantes, Trump é filho e neto de europeus

Mãe do político, Mary Anne MacLeod Trump, nasceu na Escócia e imigrou para os Estados Unidos em 1930, com 50 dólares no bolso
Trump com os pais Fred e Mary Anne MacLeod. Foto: reprodução.

A política anti-imigração é uma das principais bandeiras do presidente estadunidense Donald Trump. Na campanha eleitoral de 2024, em que conquistou seu segundo mandato, Trump prometeu promover a deportação em massa de milhões de pessoas. Nos primeiros sete meses do governo atual, o Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA deportou quase 200 mil pessoas.

A demonização dos imigrantes sempre foi parte central do discurso do político de Trump, como é típico da extrema direita. O paradoxo é que o próprio Trump é filho e neto de pessoas assoladas pela pobreza que imigraram da Europa para os Estados Unidos em busca de oportunidades.

A mãe do político, Mary Anne MacLeod Trump, nasceu na Escócia e imigrou para os Estados Unidos em 1930, com 50 dólares no bolso. Ela foi uma das dezenas de milhares de jovens escoceses que partiram para os EUA expulsos de seu país de origem em consequência da chamada “Highland Clearances”, quando muitos dos agricultores perderam suas terras pelo acúmulo de dívidas e tiveram que imigrar por conta da fome. A lista de passageiros estrangeiros do barco Transylvania no qual ela viajou apontava sua ocupação como empregada doméstica.

Miséria humana

Famílias deslocadas na vila de Mary viviam em “miséria humana”. Historiadores locais relataram que as propriedades na época eram “indescritivelmente imundas”. A eclosão da Primeira Guerra Mundial enfraqueceu a economia da área e agravou a situação. Muitos dos irmãos da mãe de Trump também migraram, tanto para os Estados Unidos como para o Canadá.

Já o pai do presidente estadunidense, Fred Trump, era filho de imigrantes alemães. Seu pai e avô de Trump, Frederick Trump, nasceu em Kallstadt, no Palatinado, no Reino da Baviera, no Império Alemão. Emigrou para os Estados Unidos em 1885, aos dezesseis anos.

Frederick casou em 1902 com Elisabeth Christ, que nasceu na mesma cidade alemã que ele, e viria a se tornar a matriarca da família Trump. Filha de Philipp Christ e Anna Maria, sua família possuía um pequeno vinhedo, mas como o dinheiro não era suficiente para a subsistência, o pai trabalhava também como funileiro, consertando e vendendo panelas.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

23 out 2025

Gal Costa: o último ato de uma estrela que nunca deixou de brilhar

Álbum “As Várias Pontas de Uma Estrela (Ao Vivo no Coala)” é um documento histórico de uma das maiores intérpretes da música brasileira
23 out 2025

EXCLUSIVO: “BANCADA CRISTÔ DA CÂMARA VAI CUSTAR QUASE R$ 20 MILHÕES AOS COFRES PÚBLICOS

Se aprovada, nova liderança terá a sua disposição 218 cargos para contratar assessores
23 out 2025

Câmara aprova urgência para criação da bancada cristã

A medida permite que o texto seja votado diretamente em plenário, sem passar pelas comissões temáticas
23 out 2025

Governo federal lança programa inédito para pacientes com câncer no SUS

Medida contempla auxílio financeiro, destinado a cobrir despesas com transporte, alimentação e hospedagem durante o período de radioterapia
23 out 2025

Maracanã e imóveis da Uerj entram em lista de venda do governo do Rio

A medida faz parte de uma estratégia para permitir a adesão do estado a programa que possibilita o abatimento de parte da dívida com a União

Às vésperas da COP30, licença na Amazônia provoca indignação

Recente autorização do Ibama à Petrobras libera perfuração exploratória na bacia da Foz do Amazonas

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário