Skip to content Skip to footer

Alessandro Stefanutto, ex-presidente do INSS, é preso pela PF

Alessandro Stefanutto
(Foto: Roneymar Alves/Ascom/INSS)

No início da manhã de hoje (13), a Polícia Federal (PF) prendeu o ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Alessandro Stefanutto. A ação faz parte da nova fase da operação que investiga desvios em aposentadorias e pensões do INSS. Stefanutto foi demitido do cargo em abril, quando o escândalo de fraudes ao órgão se tornou público.

De acordo com as investigações, bandidos realizavam descontos irregulares de valores recebidos por aposentados e pensionistas. Entre 2019 a 2024, a organização criminosa teria desviado valores que podem chegar a R$ 6,3 bilhões.

Além do ex-presidente do INSS, a PF cumpre outros 10 mandados de prisão na manhã de hoje. Forças de segurança também cumprem 63 mandados de busca e apreensão e outras medidas cautelares no Distrito Federal e em 14 estados: Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Segundo informações extraoficiais, policiais federais cumprem mandados de busca e apreensão contra deputados, entre eles o deputado federal Euclydes Pettersen (Republicanos-MG), e contra o ex-ministro da Previdência Social do Governo Bolsonaro, José Carlos Oliveira.

Os alvos são investigados pelos crimes deinserção de dados falsos em sistemas oficiais, organização criminosa, estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, além de atos de ocultação e dilapidação patrimonial.

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário