O vice-presidente Geraldo Alckmin confirmou presença no ato inter-religioso pelos 50 anos da morte de Vladimir Herzog, que será realizado no próximo sábado (25), a partir das 19h, na Catedral da Sé, em São Paulo. Na ocasião, Alckmin será o presidente em exercício, uma vez que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará em viagem.
Organizado pelo Instituto Vladimir Herzog e pela Comissão Arns, o ato recria a histórica cerimônia de 1975 que marcou a resistência ao regime militar e presta homenagem não apenas ao jornalista assassinado, mas também a todas as vítimas da ditadura.
Além de Alckmin, já confirmaram presença Gleisi Hoffmann, ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República; José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil; Luiza Erundina e a deputada federal Muna Zeyn; Eduardo Suplicy, deputado estadual em São Paulo; Eugênia Gonzaga, presidente da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos; e Nancy Hernández López, presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos.
- Famílias Rubens Paiva, Vladimir Herzog e outros 102 mortos e desaparecidos pela ditadura recebem certidões de óbito corrigidas
- Pianista brasileiro morto pela ditadura argentina é homenageado
- Zuzu Angel e outras vítimas da ditadura têm certidões de óbito atualizadas
Também participam do ato Neca Setubal, socióloga e conselheira da Fundação Tide Setubal; Fernando Morais e Juca Kfouri, jornalistas; Miriam Leitão, colunista e escritora; Walter Casagrande, ex-jogador e comentarista; Ricardo Ohtake, arquiteto e curador; e Paulo Abrão, diretor da WBO Washington Brazil Office.
A família de Vladimir Herzog também estará presente, incluindo a viúva Clarice Herzog e os filhos Ivo e André Herzog, que virá dos Estados Unidos com a família. Netos de Vlado também participarão da homenagem.
O ato contará ainda com a presença de Dom Odilo Pedro Scherer, reverenda Anita Wright e rabino Ruben Sternschein, além de apresentações culturais no interior da catedral.
SERVIÇO
Ato inter-religioso pelos 50 anos da morte de Vladimir Herzog
Data: 25 de outubro, a partir das 19h
Local: Catedral da Sé – São Paulo
