Skip to content Skip to footer

Air France e Airbus enfrentam novo julgamento sobre acidente do voo Rio-Paris que matou 228 pessoas em 2009

Air France e Airbus enfrentam novo julgamento sobre acidente do voo Rio-Paris que matou 228 pessoas em 2009

A Air France e a fabricante de aeronaves Airbus serão submetidas a um novo julgamento por homicídio culposo a partir desta segunda-feira (29) em Paris, na França. O caso refere-se ao acidente com o voo AF447, que caiu no Oceano Atlântico em 2009 e resultou na morte de 228 pessoas. A apelação ocorre após as duas empresas terem sido absolvidas das mesmas acusações penais em primeira instância, em abril de 2023.

A tragédia ocorreu na madrugada de 1º de junho de 2009. A aeronave, um Airbus A330, que operava a rota Rio de Janeiro-Paris, caiu no oceano poucas horas após a decolagem. Entre as vítimas estavam passageiros de 33 nacionalidades, incluindo 61 franceses, 58 brasileiros, dois espanhóis e um argentino. A tripulação de 12 pessoas era composta por 11 franceses e um brasileiro.

Em seu veredito inicial, o tribunal correcional de Paris reconheceu que ambas as empresas cometeram “falhas”, mas considerou que não foi possível estabelecer um “vínculo causal definitivo” entre essas negligências e o acidente. Embora tenham sido absolvidas no âmbito criminal, a corte reconheceu sua responsabilidade civil.

Insatisfeita com a decisão, a Procuradoria-Geral da França interpôs um recurso. O novo julgamento, que deve se estender por dois meses, com previsão de término em 27 de novembro, reabre o processo penal. Caso sejam condenadas, a Air France e a Airbus poderão receber uma multa de até 225 mil euros (cerca de R$ 1,4 milhão na cotação atual) cada uma.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário