Skip to content Skip to footer

“A música é contra a extrema direita e a ditadura”: herdeiro de Renato Russo notifica partido Novo por uso não autorizado de “Que País É Este”

Manfredini destacou a incompatibilidade ideológica entre a mensagem da música – originalmente uma crítica à ditadura militar e à corrupção – e o posicionamento político de Zema. (Foto: Zé Carlos Barretta/Folhapress)

Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo e responsável pela Legião Urbana Produções, enviou uma notificação extrajudicial ao partido Novo e ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema, pelo uso não autorizado da música “Que País É Este” durante o lançamento de sua pré-candidatura presidencial no sábado (16). O documento, enviado na segunda-feira (18), exige que a legenda e o político abstenham-se de utilizar a composição em quaisquer materiais de campanha ou plataformas digitais.

A música foi executada durante a entrada de Zema no auditório da Câmara Americana de Comércio em São Paulo, sem que houvesse solicitação prévia de autorização. Manfredini tomou conhecimento do fato por meio da imprensa e de vídeos circulantes nas redes sociais.

Contexto ideológico e disputa narrativa


A ação judicial não se restringe à questão autoral. Manfredini destacou a incompatibilidade ideológica entre a mensagem da música – originalmente uma crítica à ditadura militar e à corrupção – e o posicionamento político de Zema:


É cansativo que candidatos da extrema direita se achem no direito de fazer isso […] Não autorizaríamos o uso, pois a música é contra a extrema direita e a ditadura

disse Manfredini.
Romeu Zema. (Foto: Reprodução)

Em resposta, Zema publicou em suas redes um trecho de entrevista dos anos 80 onde Renato Russo brinca sobre ser “capitalista nato”, buscando alinhar o artista a sua plataforma liberal. A estratégia, porém, ignora o contexto irônico da declaração e outras posições públicas do músico, que sempre defendeu a liberdade artística e criticou sistemas opressores.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário