Skip to content Skip to footer

85% dos brasileiros têm orgulho do país, aponta estudo

Levantamento da Globo em parceria com a Quaest abordou temas rotineiros da vida dos brasileiros. (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

De acordo com o Brasil no Espelho, estudo da Globo realizado pela Quaest Consultoria e Pesquisa, divulgado na última semana, 85% dos brasileiros afirmam ter orgulho do país, superando países tradicionalmente reconhecidos pelo patriotismo, como os Estados Unidos, onde 78% dos entrevistados dizem se orgulhar de sua nação. Trata-se do maior estudo já desenvolvido sobre valores e percepções no país, com 9.994 entrevistas individuais em 26 Estados e no Distrito Federal.

Ao avaliar as vantagens de morar no Brasil, os entrevistados destacaram principalmente a paz e a ausência de guerras ou conflitos (15%), seguidas pelas belezas naturais, como praias e florestas (10%), e o clima ameno (7%). A diversidade cultural foi citada por 6%, enquanto fatores como emprego, comida e custo de vida receberam apenas 2% cada. Futebol foi mencionado por 1%, e 5% afirmaram não ver nenhuma vantagem em morar no país.

No entanto, esse orgulho convive com uma lacuna de conhecimento sobre questões essenciais do país. Segundo o levantamento, 42% dos brasileiros não acertaram nenhuma das quatro perguntas sobre indicadores como taxas de desemprego, homicídios, crescimento econômico e número de mortes pela COVID-19. A média geral de acertos foi de apenas 0,82. De acordo com a pesquisa, esse fenômeno ilustra o efeito Dunning-Kruger, quando indivíduos com menor conhecimento em determinada área tendem a superestimar sua compreensão sobre o tema.

Preferências musicais

A pesquisa também trouxe informações sobre preferências musicais. De forma geral, 69% dos brasileiros preferem música nacional, enquanto 16% escolhem música internacional, 13% não têm preferência e 2% não ouvem música. Entre os jovens de 16 a 24 anos, 60% preferem música brasileira, enquanto 26% se inclinam para a música internacional, refletindo a pluralidade cultural e a abertura desse grupo a influências externas.

Bookmark

Maria Coelho

Jornalista com experiência em veículos como a Agência Estadual de Notícias do Paraná. Integra atualmente a equipe do Brasil Fora da Caverna.

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário