Skip to content Skip to footer

85% dos brasileiros têm orgulho do país, aponta estudo

Levantamento da Globo em parceria com a Quaest abordou temas rotineiros da vida dos brasileiros. (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

De acordo com o Brasil no Espelho, estudo da Globo realizado pela Quaest Consultoria e Pesquisa, divulgado na última semana, 85% dos brasileiros afirmam ter orgulho do país, superando países tradicionalmente reconhecidos pelo patriotismo, como os Estados Unidos, onde 78% dos entrevistados dizem se orgulhar de sua nação. Trata-se do maior estudo já desenvolvido sobre valores e percepções no país, com 9.994 entrevistas individuais em 26 Estados e no Distrito Federal.

Ao avaliar as vantagens de morar no Brasil, os entrevistados destacaram principalmente a paz e a ausência de guerras ou conflitos (15%), seguidas pelas belezas naturais, como praias e florestas (10%), e o clima ameno (7%). A diversidade cultural foi citada por 6%, enquanto fatores como emprego, comida e custo de vida receberam apenas 2% cada. Futebol foi mencionado por 1%, e 5% afirmaram não ver nenhuma vantagem em morar no país.

No entanto, esse orgulho convive com uma lacuna de conhecimento sobre questões essenciais do país. Segundo o levantamento, 42% dos brasileiros não acertaram nenhuma das quatro perguntas sobre indicadores como taxas de desemprego, homicídios, crescimento econômico e número de mortes pela COVID-19. A média geral de acertos foi de apenas 0,82. De acordo com a pesquisa, esse fenômeno ilustra o efeito Dunning-Kruger, quando indivíduos com menor conhecimento em determinada área tendem a superestimar sua compreensão sobre o tema.

Preferências musicais

A pesquisa também trouxe informações sobre preferências musicais. De forma geral, 69% dos brasileiros preferem música nacional, enquanto 16% escolhem música internacional, 13% não têm preferência e 2% não ouvem música. Entre os jovens de 16 a 24 anos, 60% preferem música brasileira, enquanto 26% se inclinam para a música internacional, refletindo a pluralidade cultural e a abertura desse grupo a influências externas.

Bookmark

Maria Coelho

Jornalista com experiência em veículos como a Agência Estadual de Notícias do Paraná. Integra atualmente a equipe do Brasil Fora da Caverna.

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário