Skip to content Skip to footer

85% dos brasileiros têm orgulho do país, aponta estudo

Levantamento da Globo em parceria com a Quaest abordou temas rotineiros da vida dos brasileiros. (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

De acordo com o Brasil no Espelho, estudo da Globo realizado pela Quaest Consultoria e Pesquisa, divulgado na última semana, 85% dos brasileiros afirmam ter orgulho do país, superando países tradicionalmente reconhecidos pelo patriotismo, como os Estados Unidos, onde 78% dos entrevistados dizem se orgulhar de sua nação. Trata-se do maior estudo já desenvolvido sobre valores e percepções no país, com 9.994 entrevistas individuais em 26 Estados e no Distrito Federal.

Ao avaliar as vantagens de morar no Brasil, os entrevistados destacaram principalmente a paz e a ausência de guerras ou conflitos (15%), seguidas pelas belezas naturais, como praias e florestas (10%), e o clima ameno (7%). A diversidade cultural foi citada por 6%, enquanto fatores como emprego, comida e custo de vida receberam apenas 2% cada. Futebol foi mencionado por 1%, e 5% afirmaram não ver nenhuma vantagem em morar no país.

No entanto, esse orgulho convive com uma lacuna de conhecimento sobre questões essenciais do país. Segundo o levantamento, 42% dos brasileiros não acertaram nenhuma das quatro perguntas sobre indicadores como taxas de desemprego, homicídios, crescimento econômico e número de mortes pela COVID-19. A média geral de acertos foi de apenas 0,82. De acordo com a pesquisa, esse fenômeno ilustra o efeito Dunning-Kruger, quando indivíduos com menor conhecimento em determinada área tendem a superestimar sua compreensão sobre o tema.

Preferências musicais

A pesquisa também trouxe informações sobre preferências musicais. De forma geral, 69% dos brasileiros preferem música nacional, enquanto 16% escolhem música internacional, 13% não têm preferência e 2% não ouvem música. Entre os jovens de 16 a 24 anos, 60% preferem música brasileira, enquanto 26% se inclinam para a música internacional, refletindo a pluralidade cultural e a abertura desse grupo a influências externas.

Bookmark

Maria Coelho

Jornalista com experiência em veículos como a Agência Estadual de Notícias do Paraná. Integra atualmente a equipe do Brasil Fora da Caverna.

Mais Matérias

08 out 2025

Rede Emancipa já atendeu 200 mil estudantes com cursinhos pré-vestibular gratuitos e promoção da transformação social

Projeto criado em 2007, na região metropolitana de São Paulo, está presente em dez estados e tem índice de aprovação de 60%
10 out 2025

No estado governado por Tarcísio (SP), 8 milhões passam fome

Quase 20% da população do estado enfrenta a insegurança alimentar
10 out 2025

Derrite desmente Tarcísio e confirma que PCC está por trás da adulteração de bebidas

Suspeita é de que o Primeiro Comando da Capital, investigado por adulterar combustíveis e lavar dinheiro em postos de gasolina, esteja envolvido.
10 out 2025

PSOL faz ato em defesa de vereadora Professora Ângela, em Curitiba

Parlamentar é acusada de quebra de decoro por distribuir material informativo sobre politica de redução de danos para dependentes químicos
10 out 2025

RJ implanta gratificação salarial para policiais que matarem

Lei prevê um acréscimo salarial que pode chegar a 150% para policiais civis do estado

Babás de Higienópolis organizam movimento por valorização profissional e estabelecem tabela de referência

Babás de Higienópolis organizam movimento por valorização profissional e estabelecem tabela de referência

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário