Skip to content Skip to footer

64 mortos na operação mais letal da história do Rio

Operação no Rio de Janeiro
(Foto: X/Reprodução)

O número de mortos na Operação Contenção subiu para 64, segundo balanço atualizado da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ). Entre as vítimas estão 60 suspeitos ligados ao Comando Vermelho, dois policiais civis e dois militares.

A megaoperação, deflagrada nesta terça-feira (28) nos Complexos do Alemão e da Penha, é a mais letal da história do estado, superando o massacre do Jacarezinho, em 2021, que deixou 28 mortos.

A ação mobiliza 2.500 agentes e segue em fase de consolidação, com buscas residuais em áreas de mata e vielas. Até o momento, foram 81 prisões — entre elas a de “Belão do Quitungo”, “Danado” e “Mexicano do Jorge Turco”, apontados como lideranças regionais e operadores financeiros da facção. O arsenal apreendido soma 75 fuzis, duas pistolas, nove motos e mais de 200 quilos de drogas.

Apesar da dimensão e da violência, o governo fluminense insiste em tratar a operação como “vitória contra o narcoterrorismo”. O governador Cláudio Castro pede apoio federal urgente, mas enfrenta críticas de organizações de direitos humanos e especialistas em segurança pública, que apontam excesso de força e ausência de estratégia social para o pós-confronto.

No discurso e na prática, o Rio espelha o modelo bélico ideológico importado de países que transformaram o combate em capital político.

Bookmark

Luiz Estrela

Jornalista e criador de conteúdo no BFC, projeto em que se dedica à cobertura política nacional e internacional, além de cultura e direitos sociais, sempre com olhar crítico e linguagem acessível.

Mais Matérias

28 out 2025

Operação mobiliza 2,5 mil agentes e se torna a mais letal da história do Rio

A megaoperação mobilizou mais de 2.500 agentes das polícias Civil e Militar, sem apoio federal, e se estende por mais de 14 horas
28 out 2025

Governador do RJ cobra apoio federal, mas foi contra PEC da Segurança

Governadores de direita não querem a aprovação da PEC porque isso poderia ser capitalizado por Lula na disputa do ano que vem
28 out 2025

DIREITOS HUMANOS: morre advogado que trabalhou no caso Herzog

Advogado atuou em processo levou o Judiciário a reconhecer, pela primeira vez, que o profissional foi assassinado sob custódia militar
28 out 2025

Negacionistas deixam de vacinar até seus pets

Pessoas que não se vacinam contra a Covid-19 têm sete vezes mais chance de também não vacinar seus cães
28 out 2025

Súbita Companhia celebra 18 anos com espetáculo “Deriva” e oficina gratuita em Curitiba

Peça, que explora a relação entre corpo e cidade, terá apresentações entre sexta (31/10) e domingo (2/11), com entrada franca.

CONTAGEM REGRESSIVA: faltam 17 dias para condenação de Bolsonaro ser confirmada

Defesa de Bolsonaro ainda pode apresentar outros recursos chamado de “embargos infringentes”, mas eles não devem ser aceitos

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário