Na última quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão, em regime inicial fechado por cinco crimes no contexto da trama que ele liderou para tentar se manter no poder: organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de Patrimônio.
Logo após a decisão, os bastidores de Brasília voltarão a discutir o inconstitucional projeto de anistia para Bolsonaro e seus comparsas, medida que não passará pelo STF por atacar a constituição.
Ao contrário daquilo que é difundido pela extrema-direita, a maioria da população brasileira é contra qualquer tipo de perdão para os envolvidos na tentativa de Golpe de Estado.
- Cármen Lúcia desmontou Fux e afirmou Jair Bolsonaro como “líder de uma organização criminosa”
- Bolsonaro deve começar a cumprir pena até o final do ano, diz presidente do Iprodes
- New York Times aponta que ‘Brasil teve sucesso onde os EUA falharam’ ao proteger a democracia
Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (13) aponta que 54% dos brasileiros são contra o Congresso Nacional aprovar uma anistia para livrar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) da condenação por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes. Outros 39% defendem a ideia. 2% afirmam ser indiferentes e 4% não souberam opinar.
* Contra: 54%
* A favor: 39%
* Indiferente: 2%
* Não sabem: 4%
Em outro levantamento, 61% dos entrevistados afirmam ser contrários a qualquer tipo de perdão aos condenados pelos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023. Outros 33% são a favor. 5% não sabem. 1% são indiferentes.
* Contra: 61%
* A favor: 33%
* Não sabem: 5%
* Indiferente: 1%
A pesquisa foi realizada nos dias 8 e 9 de setembro com 2025 eleitores em 113 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Bookmark