No último final de semana, o mar levou por água abaixo uma obra de mais de R$ 350 milhões do governo Ratinho Jr (PSD) no Litoral do Paraná. A “engorda” da praia da cidade litorânea de Matinhos foi anunciada pelo governador bolsonarista como um marco no desenvolvimento da região.
Tudo se dissolveu no domingo (04), depois que uma ressaca levou embora boa parte do aterro feito pelo governo do Paraná, provocando uma grande erosão na faixa de areia. Como resultado, um paredão com mais de dois metros de altura se formou na região, próximo à estrutura montada para os shows do Verão Maior Paraná, ameaçando a segurança do evento promovido pelo estado. Algo semelhante já havia acontecido em outubro de 2025.
Burros n’água
Não foi por falta de aviso que o projeto de Ratinho Jr “deu com os “burros n’água”. Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) já haviam alertado desde 2020, para os riscos ambientais e de vulnerabilidade costeira, incluindo a remoção de vegetação nativa de restinga, o que desequilibrou o ecossistema e aumentou a suscetibilidade a esse tipo de evento natural.
- Governo Ratinho admite pagamentos abaixo do valor mercado a fornecedores do programa “Leite das Crianças” no Paraná
- Justiça determina que Ratinho se retrate após acusações contra Chico Buarque
- Ratinho Junior quer vender a Celepar junto com os dados dos paranaenses
Eles recomendaram, inclusive, a interrupção do projeto e um novo licenciamento ambiental, mas foram ignorados pelo governador. Entre os banhistas e turistas que frequentam o litoral paranaense, o comentário é que o “castelo de areia” de Ratinho Jr desabou, e que o governador – que sonha em ser candidato a presidência – acordou na segunda-feira (06) de ressaca.
Camboriú
Se tivesse ouvido os especialistas, Ratinho Jr não teria cometido esse erro. Até porque a mesma coisa aconteceu com as obras de engorda das praias de Balneário Camboriú (SC), onde já ocorreu o aparecimento constante de degraus de areia, especialmente na região da Barra Sul. Após ressacas, formam-se paredões que já chegaram a mais de 1,5 metro de altura.
Bookmark