Quarenta anos após seu lançamento, a música “Papai Noel, Velho Batuta” rendeu à banda Garotos Podres, a abertura de um inquérito pela Polícia Civil de São Paulo que também os intimou para interrogatórios. Em postagem nas redes sociais, o grupo contou que o indiciamento ocorreu duas semanas após eles postarem um vídeo da música, que é um clássico do punk rock brasileiro, e foi lançada originalmente no primeiro disco da banda, em 1985.
“Há duas semanas, postamos o vídeo da música ‘Papai Noel, Velho Batuta’ no YouTube e promovemos o conteúdo em nossas redes sociais. O que para muitas pessoas pode parecer somente ‘divertido’, na verdade é algo muito sério! A banda Garotos Podres foi indiciada em um inquérito policial e passou por um longo processo de interrogatórios e burocracias. Na prática, CENSURA!”, relataram. O vídeo é uma animação feita pelo artista Leandro Franco.
- Banda punk paulista Garotos Podres comemora 40 anos de carreira com show no Sesc Belenzinho
- Jornalistas protestam contra agressões e censura na Câmara; Motta foge
- Instagram censura perfil do educador antirracista Chavoso da USP em mais um ataque seletivo das Big Techs
Segundo eles, a denúncia foi feita por um “informante” e “membro de uma Seita de Fanáticos de Extrema-direita”. De acordo com o Garotos, “um denunciante, de inspiração conservadora e fascista, reclama que música ofende a religião ao desancar a figura sagrada de Papai Noel, que simboliza o Bem…”
O grupo também diz que recebeu o apoio de “muitos jornalistas, professores e pessoas que trabalham com arte”.
O episódio de censura ocorre quando os Garotos Podres estão relançando seu primeiro disco, “Mais podres do que nunca” – que traz originalmente a música novamente censurada. “Novamente” porque quando o LP foi lançado, também foi alvo da Censura instituída pelo governo militar, sendo proibida a sua reprodução e transmissão na TV e no rádio.
Assista abaixo o vídeo que a polícia do estado governado por Tarcísio de Freitas (Repub) não quer que você veja:
