Skip to content Skip to footer

Comissão do Senado aprova “PL da Dosimetria” que reduz pena de Bolsonaro

PT vai recorrer ao Supremo contra manobra de senadores para evitar que o projeto volte à Câmara
Manifestação contra PL da Dosimetria: projeto beneficia golpistas. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (17), com 17 votos favoráveis e sete contrários, o “PL da Dosimetria”, que reduz as penas de Jair Bolsonaro (PL) e os demais condenados pela tentativa de golpe de estado. O texto foi incluído na ordem do dia no Senado, e a expectativa é que ele seja votado ainda nesta quarta-feira pelo plenário.

Os senadores aprovaram o parecer do senador Esperidião Amin (PP-SC), que, entre outros pontos, reduz as penas de condenados por atos golpistas. Entre os beneficiados pelo projeto está Bolsonaro, condenado a 27 anos e três meses de prisão pelo STF, como líder da trama golpista que tentou reverter o resultado das eleições de 2022 para se manter no poder.

Manobra

Amin acatou uma emenda para determinar que a redução das penas seja aplicada apenas aos condenados pelos atos golpistas. Em uma manobra para evitar que a proposta voltasse para votação na Câmara. O senador considerou a emenda como apenas um ajuste de redação e não de mérito.

O líder da federação PT, PCdoB e PV na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT-RJ), disse em uma rede social que vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o texto seja novamente analisado pela Câmara.

“Se insistirem na manobra de dissimular emenda de mérito como emenda de redação, para impedir o retorno do projeto à Câmara, vamos reagir. O objetivo é claro: ganhar tempo, garantir o devido processo legislativo e levar o debate para o próximo ano. Se avançarem hoje, vamos acionar o STF ainda hoje. Democracia não se negocia!”, escreveu Farias.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

17 dez 2025

Congresso inimigo do povo: Senado aprova PL da Dosimetria e Bolsonaro pode sair da prisão em dois anos e pouco

Líder da federação PT, PCdoB e PV na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT-RJ), disse em uma rede social que vai recorrer ao Supremo
17 dez 2025

Memória: em vídeo de 2002, Zezé Di Camargo aparece ao lado de Lula comemorando eleição de petista

Imagens mostram o sertanejo visitando a sede do PT em São Paulo em 30 de outubro para celebrar o resultado eleitoral
17 dez 2025

Supersalários: sob sigilo, CNJ autoriza “penduricalho” bilionário a juízes do Paraná

Cifra bilionária é explicada pelo período de abrangência, já que a decisão reconhece o direito ao pagamento retroativo desde 2015
17 dez 2025

Após ataques de Zezé Di Camargo, SBT é alvo de boicote de bolsonaristas

Extremistas alegam que SBT teria “mudado de lado” para se aproximar do governo Lula e do Judiciário
17 dez 2025

PF deflagra Operação Opções Binárias e mira irmã de Deolane Bezerra em esquema de apostas ilegais

A investigação atinge novamente a família Bezerra. Deolane Bezerra foi presa em 2024 no âmbito da Operação Penalidade Máxima, que também mirava esquemas de apos

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário