Skip to content Skip to footer

Estudo alerta que até 38% da Amazônia pode desaparecer até 2100

Estudo alerta que até 38% da Amazônia pode desaparecer até 2100

A Floresta Amazônica pode perder até 38% de sua área original até o final do século, segundo um estudo publicado na revista científica PNAS por pesquisadores alemães. A projeção alarmante aponta que 25% da perda seriam causados por mudanças no uso da terra – como desmatamento para agropecuária – e 13% pelo aumento das temperaturas decorrentes das mudanças climáticas.

A pesquisa liderada por Selma Bultan alerta que a combinação desses fatores pode levar a Amazônia além do ponto de inflexão de 20% a 25% de perda florestal, limite a partir do qual cientistas preveem um colapso irreversível do bioma. “Isso nos levaria além do limite que estudos anteriores alertaram ser crítico para a Floresta Amazônica”, afirmou a autora.

A Amazônia, com 5,5 milhões de km², é a maior floresta tropical do mundo e atua como um regulador climático global, bombeando umidade para a atmosfera e armazenando cerca de 10% do carbono terrestre do planeta. Seu ciclo hidrológico – que leva umidade do oceano para o interior da floresta e devolve chuva – é essencial para sua própria sobrevivência e para os regimes de precipitação em toda a América do Sul.

No entanto, a substituição de áreas florestais por pastagens e plantações, somada a secas e ondas de calor mais intensas, está enfraquecendo essa dinâmica. A perda de vegetação reduz a capacidade de reciclagem de umidade, criando um círculo vicioso de savanização (degradação que transforma floresta em ambiente similar ao cerrado).

O estudo reforça a urgência de políticas de combate ao desmatamento e de redução de emissões de gases de efeito estufa para proteger o bioma. A degradação da Amazônia teria impactos catastróficos não só para a biodiversidade e populações locais, mas também para o equilíbrio climático do planeta, acelerando o aquecimento global e alterando padrões de chuva em escala continental.

Os pesquisadores defendem que a janela para evitar o colapso ainda está aberta, mas está se fechando rapidamente.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

16 dez 2025

LVCAS “Inutilismo” lança o EP “amnd (abatido mas não derrotado)”

 Com sonoridade coesa, produção madura, letras sinceras e identidade visual clara, AMND abre caminhos para shows, turnês e uma base de fãs cada vez mais consoli
16 dez 2025

Ney Matogrosso leva a ousadia de ser livre para show único no Allianz Parque

Fiel ao próprio instinto artístico, Ney segue renovando seu repertório a cada turnê, incorporando novas canções e ressignificando clássicos.
16 dez 2025

Hugo Motta evita votação e decide cassar mandato de Alexandre Ramagem na Mesa Diretora

Com as decisões, a bancada bolsonarista na Câmara perderá dois de seus nomes mais emblemáticos, ambos fora do país e sem condições de exercer o mandato. A execu
16 dez 2025

Hamilton de Holanda e Mestrinho lançam versão especial do Hino do Flamengo

A novidade chega em um momento especial para a Nação Rubro-Negra: o Flamengo participa da final do Mundial de Clubes nesta quarta-feira, após conquistar recente
16 dez 2025

Frente de parlamentares lança articulação nacional pela Tarifa Zero nesta semana

Frente Nacional de Parlamentares em Defesa da Tarifa Zero traz a promessa de tirar o transporte público do balcão de negócios e recolocar a mobilidade no campo

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário