Skip to content Skip to footer

PL da Dosimetria é “pró-facção” e não passa no Senado, avisa Otto Alencar

Projeto está pautado para ser analisado na CCJ na próxima quarta-feira (17)
Otto Alencar (PSD-AM): "é uma vergonha o que eles aprovaram". Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O presidente da Comissão e Constituição e Justiça do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), afirmou nesta segunda-feira (15), com todas as letras, que “do jeito que está”, o PL da Dosimetria aprovado na semana passada pela Câmara Federal não passa na Casa. Segundo ele, a proposta “não tem a menor chance de passar” na comissão, porque é “pró-facção” e um “absurdo”.

O PL foi aprovado na semana passada para reduzir a pena de Jair Bolsonaro e demais condenados pela tentativa de golpe de estado, após uma manobra do presidente da Câmara, Hugo Motta (Repub-PB). No domingo (15), manifestantes ocuparam as ruas das principais cidades brasileiras para protestar contra a proposta.

Assim como já havia acontecido com a PEC da Bandidagem, aprovada pelos deputados em setembro e rejeitada pelo Senado, também não há clima entre os senadores para aprovar a matéria.

“O PL da Dosimetria não tem a menor chance de passar na CCJ”, disse Alencar. “É uma vergonha o que eles aprovaram. Houve falta de cerimônia e de respeito com o povo brasileiro”, detonou o presidente da CCJ. “Da forma como veio, nós vamos derrubá-lo. Essa lei não passa nem na CCJ, nem no plenário”, assegurou.

Para o senador, o PL bolsonarista beneficia integrantes de facções criminosas e “passou a alcançar crimes patrimoniais, ambientais, econômicos, contra a administração pública, contra a pessoa, crimes sexuais e de corrupção”.

O projeto está pautado para ser analisado na CCJ na próxima quarta-feira (17).

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

16 dez 2025

Álbum “Vander Lee, Voz e Violão – Vol. 1” chega às plataformas digitais

O projeto será uma oportunidade de celebrar toda a poesia e a grandeza de um dos artistas mais marcantes da música brasileira.
15 dez 2025

Menina de 4 anos sofre danos cerebrais irreversíveis após pai recusar vacina contra gripe

O que começou como uma simples gripe se transformou em uma doença cerebral devastadora para Sienna Dunion, de 4 anos. A menina, até então saudável, foi diagnost
15 dez 2025

Engenheiro influente entre magnatas do Vale do Silício diz que Bolsonaro era ‘pequeno demais para o papel’ dado pela história

As declarações refletem a visão de parte da nova (extrema) direita global que, mesmo simpática a lideranças anti-sistema, as enxerga como insuficientemente comp

Senador Alessandro Vieira vai pedir rejeição total do PL da Dosimetria

De acordo com parlamentar, os condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro estão sendo usados como “massa de manobra”
15 dez 2025

Cineasta Rob Reiner e esposa são encontrados mortos em possível caso de violência doméstica em Los Angeles

O suspeito, Nick Reiner, foi localizado e detido pelas autoridades para interrogatório.

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário

<script type="text/javascript" async src="https://d335luupugsy2.cloudfront.net/js/loader-scripts/b351bcc5-0d0d-4fc2-a82d-bb36b1542e89-loader.js" ></script>