Skip to content Skip to footer

“PL da Dosimetria”: condenados por exploração da prostituição vão sair antes da cadeia

Câmara: proposta foi aprovada na quarta-feira (10). Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Feito de encomenda para livrar Jair Bolsonaro da cadeia, o “PL da Dosimetria” também vai permitir que condenados por uma série de outros crimes deixam a prisão antes do previsto atualmente por lei. Entre os bandidos beneficiados pelo texto aprovado pela Câmara Federal estão criminosos condenados por obrigar alguém a se prostituir ou outra forma de exploração sexual com emprego de “violência e grave ameaça”, interferir em licitações públicas e incêndio doloso, coação, entre outros.

O ponto central está na alteração dos requisitos para a progressão de regime em crimes cometidos com violência ou grave ameaça que não são considerados hediondos (como homicídio qualificado ou estupro, que mantêm a regra mais rígida).

Pela regra atual, réus primários em crimes com violência fora do rol dos hediondos precisavam cumprir 25% da pena para progredir de regime. Com o “PL da Dosimetria”, o percentual de cumprimento da pena para esses crimes cairia para 16%, o mesmo patamar hoje aplicado a crimes sem violência, ou 25% em caso de reincidência, quando condenado pela prática de crimes previstos em Títulos I e II da Parte Especial do Código Penal mediante exercício de violência ou grave ameaça.

A flexibilização atinge condenações por crimes como exploração sexual com emprego de “violência e grave ameaça”, incêndio doloso, interferência em licitações públicas.

A lista também inclui coação no curso do processo, o que beneficia o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), réu no Supremo Tribunal Federal por tentar intimidar o Judiciário no julgamento que resultou na condenação de seu pai, Jair Bolsonaro, por golpe de estado.

Atualmente, um condenado por roubo só progride após cumprir 40% da pena, mas que com o texto aprovado, se for primário, poderá progredir após 25%, segundo especialistas em direito.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

16 dez 2025

LVCAS “Inutilismo” lança o EP “amnd (abatido mas não derrotado)”

 Com sonoridade coesa, produção madura, letras sinceras e identidade visual clara, AMND abre caminhos para shows, turnês e uma base de fãs cada vez mais consoli
16 dez 2025

Ney Matogrosso leva a ousadia de ser livre para show único no Allianz Parque

Fiel ao próprio instinto artístico, Ney segue renovando seu repertório a cada turnê, incorporando novas canções e ressignificando clássicos.
16 dez 2025

Estudo alerta que até 38% da Amazônia pode desaparecer até 2100

A pesquisa liderada por Selma Bultan alerta que a combinação desses fatores pode levar a Amazônia além do ponto de inflexão de 20% a 25% de perda floresta
16 dez 2025

Hugo Motta evita votação e decide cassar mandato de Alexandre Ramagem na Mesa Diretora

Com as decisões, a bancada bolsonarista na Câmara perderá dois de seus nomes mais emblemáticos, ambos fora do país e sem condições de exercer o mandato. A execu
16 dez 2025

Hamilton de Holanda e Mestrinho lançam versão especial do Hino do Flamengo

A novidade chega em um momento especial para a Nação Rubro-Negra: o Flamengo participa da final do Mundial de Clubes nesta quarta-feira, após conquistar recente

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário