Skip to content Skip to footer

Jornalistas protestam contra agressões e censura na Câmara; Motta foge

Convidado, deputado não compareceu a um encontro com uma comissão de representantes da imprensa para tratar do episódio
Joralistas em protesto: entidades vão à Justiça contra Motta. Foto: Pedro Rafael/Agência Brasil

Um grupo de jornalistas fez um ato de protesto, nesta quarta-feira (10), na Câmara dos Deputados contra censura e ação violenta de policiais legislativos cometidos na terça-feira (09), por ordem do presidente da Casa, Hugo Motta (Repub-PB). Convidado, Motta não compareceu a um encontro com uma comissão de representantes da imprensa para tratar do episódio.

Durante retirada à força do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) da cadeira da presidência no plenário, o sinal da TV Câmara, que transmitia ao vivo a sessão, foi imediatamente cortado e jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas e assessores de imprensa foram retirados do local pela Polícia Legislativa.

As agressões foram cometidas na mesma sessão em que a Câmara votou, por decisão de Motta, e aprovou o chamado “PL da Dosimetria”, que reduz penas de Jair Bolsonaro e demais condenados pela tentativa de golpe de estado.

Imagens e relatos mostram ação truculenta de policiais legislativos contra repórteres, cinegrafistas e fotógrafos que tentavam realizar seu trabalho. Alguns profissionais precisaram de atendimento médico por conta de agressões, que incluíram puxões, cotoveladas e fortes empurrões.

Denúncia na Justiça

Em nota, a Associação Brasileira de Imprensa informou que irá entrar com ações judiciais contra o presidente da Câmara pelas “violências cometidas pela Polícia Legislativa, na sessão da terça-feira (9), contra jornalistas, parlamentares e servidores da Casa e a liberdade de imprensa”.

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

16 dez 2025

Frente de parlamentares lança articulação nacional pela Tarifa Zero nesta semana

Frente Nacional de Parlamentares em Defesa da Tarifa Zero traz a promessa de tirar o transporte público do balcão de negócios e recolocar a mobilidade no campo
16 dez 2025

Sentiu: após ofensas machistas, Zezé Di Camargo pede desculpas à família de Silvio Santos

Sertanejo afirma que ao usar o termo “prostituindo” contra as filhas de Silvio, não pretendia “desrespeitá-las”
16 dez 2025

Silvio Santos elogiava Lula e se dizia “office boy de luxo do governo”

Durante os primeiros governo Lula, o apresentador manteve com o petista relações marcadas por cordialidade

Peritos da PF vão checar saúde de Bolsonaro nesta quarta-feira (16)

Exame vai determinar se STF autoriza Bolsonaro a deixar a prisão para realizar uma cirurgia recomendada pelos médicos dele
16 dez 2025

Hipocrisia: em dez anos, Zezé Di Camargo recebeu R$ 32 milhões de dinheiro público

Valores incluem contratos via Lei Rouanet, Lei Aldir Blanc, emendas parlamentares e pagamentos diretos de prefeituras sem licitação

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário