Skip to content Skip to footer

“PL da Devastação” é inconstitucional e retrocesso, diz Ministério Público

Novo marco reduz a participação de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais em processos decisórios
Áreas de vegetação de cerrado atingidas por queimadas: PL agrava situação. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA) divulgou estudo apontando que o “PL da Devastação”, aprovado pelo Congresso Nacional, é inconstitucional e representa o “maior retrocesso socioambiental” desde a redemocratização do Brasil nos anos 1980.

A entidade aponta problemas que projeta um cenário de instabilidade e grande insegurança jurídica. A ABRAMPA prevê um duplo movimento de judicialização devido à aprovação de dispositivos que considera inconstitucionais.

De acordo com a entidade, a constitucionalidade da legislação será contestada no Supremo Tribunal Federal, em um processo complexo e demorado que pode afetar políticas públicas e investimentos privados. Cada empreendimento regido pelo novo marco poderá ser alvo de disputas judiciais próprias, onde a validade e a aplicação dos dispositivos legais serão debatidas individualmente.

A transferência da competência para estados e municípios definirem quais atividades exigem licenciamento viola a competência da União para editar normas gerais e rompe a lógica do federalismo cooperativo. Essa competição regulatória estimula uma “corrida para baixo” nos padrões ambientais e aprofunda desigualdades regionais.

Licenciamento

As dispensas generalizadas de licenciamento para atividades potencialmente degradadoras (como cultivos agrícolas, pecuária e obras de infraestrutura) violam o artigo 225 da Constituição Federal, pois permitem a instalação dessas atividades sem prévia avaliação técnica, podendo gerar danos irreparáveis, diz a entidade.

A ampliação da Licença por Adesão e Compromisso (LAC), inclusive para atividades de médio porte e potencial poluidor, é um retrocesso que contraria a jurisprudência do STF. O novo marco reduz a participação de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais em processos decisórios, violando direitos fundamentais.

O presidente da ABRAMPA, Luciano Loubet, resume o risco, afirmando que o Brasil está “trocando segurança jurídica por uma promessa ilusória de rapidez”, e que a fragilização do mecanismo preventivo pode favorecer o aumento de desastres evitáveis, como os de Mariana e Brumadinho.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

15 dez 2025

Menina de 4 anos sofre danos cerebrais irreversíveis após pai recusar vacina contra gripe

O que começou como uma simples gripe se transformou em uma doença cerebral devastadora para Sienna Dunion, de 4 anos. A menina, até então saudável, foi diagnost
15 dez 2025

Engenheiro influente entre magnatas do Vale do Silício diz que Bolsonaro era ‘pequeno demais para o papel’ dado pela história

As declarações refletem a visão de parte da nova (extrema) direita global que, mesmo simpática a lideranças anti-sistema, as enxerga como insuficientemente comp

Senador Alessandro Vieira vai pedir rejeição total do PL da Dosimetria

De acordo com parlamentar, os condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro estão sendo usados como “massa de manobra”
15 dez 2025

Cineasta Rob Reiner e esposa são encontrados mortos em possível caso de violência doméstica em Los Angeles

O suspeito, Nick Reiner, foi localizado e detido pelas autoridades para interrogatório.
15 dez 2025

Jornalista e ex-apresentador Maurício Kubrusly, 80 anos, está internado em UTI de Itabuna, no sul da Bahia

A demência frontotemporal afeta principalmente as áreas do cérebro relacionadas ao comportamento, personalidade e linguagem. Os primeiros sintomas costumam ser

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário

<script type="text/javascript" async src="https://d335luupugsy2.cloudfront.net/js/loader-scripts/b351bcc5-0d0d-4fc2-a82d-bb36b1542e89-loader.js" ></script>