Skip to content Skip to footer

Bolsonaristas desesperados: “Trump nos abandonou”

Clima ruim se intensificou ainda mais depois da informação de que Trump deve revogar a inclusão do ministro Alexandre de Moraes na Lei Magnistky
Trump e Lula: bolsonarismo desanimado. Foto: Ricardo Stuckert/PR

A mais recente conversa entre os presidentes Lula e Donald Trump e os novos elogios do estadunidense ao mandatário brasileiro caíram como uma “bomba” nas hostess bolsonaristas. O clima de desânimo se intensificou ainda mais depois da informação de que Trump deve revogar a inclusão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e sua esposa, a advogada Viviane Barci de Moraes, na Lei Magnitsky.

A lei foi imposta em julho, no auge das sanções articuladas por Eduardo Bolsonaro contra o Brasil na tentativa de intimidar a Justiça a não condenar seu pai, Jair Bolsonaro, por tentativa de golpe de estado.

Agora, com Bolsonaro definitivamente preso, a revogação da Magnitsky, a sensação corrente entre os bolsonaristas é que a articulação com os EUA fracassou sem que houvesse qualquer efeito sobre a situação jurídica de seu mito.

“O clima nos grupos de direita é o pior possível: muitos questionando se fomos abandonados por Donald Trump”, escreveu esta semana um dos articulistas de extrema direita brasileiros foragidos do país vivendo nos EUA.

“Rumores atestam que até a Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes pode cair! Seria uma desmoralização total do instrumento, e uma vitória e tanto do consórcio PT-STF. Moraes ficaria na mão de Lula, grato pelo ‘favor’. E a direita brasileira totalmente desamparada”, acrescentou o mesmo escriba de aluguel do bolsonarismo.

Em outro dos “veículos” de doutrinação extremista, um dos pseudos jornalistas cultivados por esse campo político também jogou a toalha. “Durante alguns dias, semanas, acreditamos que o Trump nos salvaria. Eu acho que seria uma boa ajuda aplicar a punição aos verdadeiros ditadores aqui, porque isso ajuda na nossa briga. Mas se a lei aplicada aos ministros que controlam a ditadura do judiciário for revogada, seria bom que ela continuasse. Se ela for revogada, é claro que isso significa uma derrota para os democratas que confiaram na solidariedade do governo americano. Então, temos de levar isso em conta e aceitar a verdade”, admitiu.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

05 dez 2025

“Da Lata”: quando Fernanda Abreu ajudou a moldar o pop brasileiro

Álbum não apenas desafiou o status quo, mas abriu caminho para toda uma geração de artistas que, décadas depois, consolidariam o estilo musical
05 dez 2025

Jovem liderança LGBT de Santa Catarina prova que esquerda não tem que “falar manso” para furar bolha

Sem medo do debate, Jean Volpato se elegeu vereador com a maior votação da história do PT de Blumenau
06 dez 2025

Itália cria crime específico de feminicídio e impõe pena de prisão perpétua

A proposta, apresentada pelo governo e já aprovada pelo Senado meses antes, recebeu apoio unânime na Câmara, encerrando uma lacuna histórica na legislação penal
06 dez 2025

Visita sigilosa de Joesley Batista a Maduro agita bastidores diplomáticos

Fontes afirmam que Joesley tentou reforçar a mensagem do governo estadunidense pela renúncia pacífica de Maduro
06 dez 2025

Acervo inédito de Janis Joplin chega ao MIS em 2026

Mais de 300 itens ligados à artista, entre figurinos de palco, fotografias pouco conhecidas, manuscritos e objetos de uso pessoal, chegam ao Brasil
05 dez 2025

Vereadora bolsonarista do Paraná elogia ditadura e defende generais golpistas

Segundo parlamentar, militares “não deixaram o Brasil ser comunista”
05 dez 2025

STF marca julgamento sobre assassinato de Marielle e Anderson

Segundo a delação premiada do ex-policial Ronnie Lessa, os irmãos Brazão e Barbosa foram os mandantes do crime

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário