Skip to content Skip to footer

Festival de Cinema do Brics segue até domingo no Ceará

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Festival de Cinema do Brics está em andamento em Fortaleza e segue até domingo (7), com sessões gratuitas, painéis e encontros institucionais que reúnem representantes do audiovisual dos países-membros.

O Brics é uma aliança de cooperação entre economias emergentes, formada originalmente por Brasil, Rússia, Índia e China, posteriormente ampliada para incluir África do Sul, Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Indonésia.

A programação apresenta 16 filmes, longas e curtas de ficção, documentário e animação, com produções recentes do Brasil, China, Índia, África do Sul, Rússia, Indonésia e Emirados Árabes Unidos.

A entrada é gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria física do Cinema do Dragão, uma hora antes de cada sessão.

Abertura

A abertura ocorreu na noite desta quinta-feira (4), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com a exibição do longa cearense “Morte e Vida Madalena”, dirigido por Guto Parente. O filme acompanha Madalena, interpretada por Noá Bonoba, uma produtora de cinema que enfrenta simultaneamente o luto pela morte do pai, a gravidez de oito meses e uma complicada produção de ficção científica B.

Também houve a pré-estreia do documentário “Guarde o Coração na Palma da Mão e Caminhe”, dirigido por Sepideh Farsi, que narra a conexão da cineasta com uma mulher palestina em Gaza que registra a vida sob bombardeios de Israel.

Ao longo dos próximos dias, o festival promove painéis matinais dedicados a articulações estratégicas no setor audiovisual, fortalecendo ações de cooperação internacional e políticas públicas para o cinema.

Sobre o festival

A edição de 2025 é realizada pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria do Audiovisual (SAv). O evento reforça a cooperação cultural entre países do Sul Global e ocorre paralelamente ao Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR)+Ibero-Américas.

Criado em 2016, o Festival de Cinema do Brics é anual, itinerante e organizado pelo país que assume a presidência do bloco. A edição brasileira integra as entregas da Presidência Pro Tempore do Brasil, reafirmando o compromisso do país com o fortalecimento das relações culturais internacionais.

*Com informações da Agência Brasil.

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

05 dez 2025

“Da Lata”: quando Fernanda Abreu ajudou a moldar o pop brasileiro

Álbum não apenas desafiou o status quo, mas abriu caminho para toda uma geração de artistas que, décadas depois, consolidariam o estilo musical
05 dez 2025

Jovem liderança LGBT de Santa Catarina prova que esquerda não tem que “falar manso” para furar bolha

Sem medo do debate, Jean Volpato se elegeu vereador com a maior votação da história do PT de Blumenau
06 dez 2025

USP é obrigada a entregar diploma para aluno acusado de racismo e importunação sexual

A corte paulista manteve o entendimento de que a sanção aplicada pela USP excedeu a gravidade dos fatos apontados no processo interno
06 dez 2025

Itália cria crime específico de feminicídio e impõe pena de prisão perpétua

A proposta, apresentada pelo governo e já aprovada pelo Senado meses antes, recebeu apoio unânime na Câmara, encerrando uma lacuna histórica na legislação penal
06 dez 2025

Visita sigilosa de Joesley Batista a Maduro agita bastidores diplomáticos

Fontes afirmam que Joesley tentou reforçar a mensagem do governo estadunidense pela renúncia pacífica de Maduro
06 dez 2025

Acervo inédito de Janis Joplin chega ao MIS em 2026

Mais de 300 itens ligados à artista, entre figurinos de palco, fotografias pouco conhecidas, manuscritos e objetos de uso pessoal, chegam ao Brasil
05 dez 2025

Vereadora bolsonarista do Paraná elogia ditadura e defende generais golpistas

Segundo parlamentar, militares “não deixaram o Brasil ser comunista”

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário