Foragido da Justiça brasileira, o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) voltou a desafiar o ministro do STF Alexandre de Moraes ao afirmar que o magistrado deveria enviar aos Estados Unidos um pedido formal de extradição. Condenado a 16 anos de prisão por participação na tentativa de golpe de Estado, Ramagem fugiu do Brasil e está em território norte-americano desde setembro.
Em vídeo publicado neste domingo (30), o deputado declarou que qualquer solicitação de extradição obrigaria a Justiça dos EUA a analisar todo o processo do golpe no qual ele foi condenado.
Ramagem liga sua causa a uma agenda anti-Maduro e pró-Trump, sugerindo que os EUA vão desmobilizar as “práticas de narcotráfico promovidos pela esquerda” . O termo “narcoestado lulopetista” criado em 2024/2025 pela direita brasileira tenta imprimir no governo Lula as acusações que a Casa Branca faz contra Maduro, de tráfico de drogas e financiamento de guerrilhas. Uma atualização da narrativa do “comunismo na América Latina” para a era Trump 2.0, que trocou o foco de “socialismo do século XXI” para “cartel-state” (Estado-cartel).
Moraes decretou sua prisão a pedido da Polícia Federal, já que o parlamentar estava proibido de viajar sem autorização judicial. A Câmara dos Deputados informou que também não autorizou missão oficial no exterior. Caso o STF decida solicitar sua extradição, caberá ao governo brasileiro formalizar o pedido aos Estados Unidos, onde a palavra final será do presidente Donald Trump.
Bookmark