Skip to content Skip to footer

STF divulga imagens da “Papudinha”, sala onde Anderson Torres cumpre pena por golpismo; local parece um hotel

STF divulga imagens da “Papudinha”, sala onde Anderson Torres cumpre pena por golpismo; local parece um hotel

O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou nesta quinta-feira (27) informações detalhadas e um vídeo mostrando a sala de Estado-Maior onde o ex-ministro da Justiça Anderson Torres começou a cumprir pena na terça-feira (25) por sua participação no núcleo crucial da trama golpista. O espaço fica no 19º Batalhão de Polícia Militar do Distrito Federal, dentro do Complexo Penitenciário da Papuda – conhecido informalmente como “Papudinha”.

De acordo com o STF, a sala foi projetada para abrigar até quatro pessoas, mas será utilizada exclusivamente por Anderson Torres para atender aos requisitos de uma “sala de Estado-Maior”, categoria reservada a autoridades com prerrogativa de função.

/

O ambiente possui área total de 54,7 metros quadrados, incluindo:

  • 10 metros quadrados de área externa;
  • Quarto e banheiro privativo;
  • Sala de estar;
  • Cozinha equipada;
  • Lavanderia.

A estrutura segue o padrão estabelecido para ex-autoridades condenadas que têm direito a condições especiais de encarceramento conforme a legislação brasileira. A divulgação das imagens pelo Supremo ocorre em meio a crescentes questionamentos sobre as condições carcerárias de condenados por crimes comuns em comparação com as destinadas a ex-autoridades.

Contexto da condenação

Anderson Torres foi condenado pelo STF por seu papel central na tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. O ex-ministro, que também foi secretário de Segurança Pública do Distrito Federal durante os eventos do 8 de janeiro, é considerado uma peça-chave na articulação dos atos que buscaram subverter a ordem democrática.

A transferência para a “Papudinha” ocorre após determinação do ministro Alexandre de Moraes, que considerou cumpridos os requisitos legais para que Torres cumpra pena em instalações compatíveis com sua condição de ex-autoridade, embora em regime fechado.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário