Skip to content Skip to footer

Brasil atinge menor taxa de extrema pobreza em 30 anos

Taxa de pobreza
(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Brasil encerrou 2024 com resultados inéditos nos principais indicadores sociais, segundo análise divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Com base em levantamentos do IBGE, o estudo mostra que o país alcançou, no ano em questão, os menores níveis de pobreza, extrema pobreza e desigualdade desde o início das séries históricas na metade dos anos 1990.

Os dados indicam que, em três décadas, a renda média por pessoa cresceu de forma consistente, acumulando alta próxima de 70%. Paralelamente, o índice que mede a concentração de renda recuou de maneira significativa, enquanto a proporção de brasileiros em situação de pobreza extrema caiu para patamar inferior a 5%.

O levantamento aponta ainda que esse avanço não ocorreu de forma contínua. Houve dois períodos de melhora intensa: de 2003 a 2014 e, mais recentemente, entre 2021 e 2024. Entre esses ciclos, o país enfrentou recessão, recuperação lenta e um choque profundo provocado pela pandemia.

A partir de 2021 os indicadores voltaram a ganhar tração, impulsionados tanto pelo mercado de trabalho quanto pela ampliação das políticas de transferência de renda.

Segundo o Ipea, programas sociais e o aquecimento do emprego tiveram peso semelhante na retomada pós-pandemia. No caso da extrema pobreza, o impacto das transferências foi ainda maior, refletindo a ampliação do Bolsa Família, do BPC e de auxílios criados ou reforçados nos últimos anos.

O estudo alerta, porém, que o impulso vindo dos programas sociais tende a diminuir, já que o ciclo de expansão orçamentária se encerrou. Com isso, a continuidade da melhora dependerá cada vez mais da capacidade de manter o mercado de trabalho ativo e de avançar em políticas que aliviem desigualdades estruturais.

Mesmo assim, o documento destaca que 2024 marca uma inflexão positiva: após anos difíceis, renda, pobreza e desigualdade voltaram a caminhar na mesma direção e, desta vez, para melhor.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário