A mais recente pesquisa CNT/MDA, tornada pública nesta terça-feira (25), indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entra na corrida de 2026 em vantagem, ocupando um cenário eleitoral considerado favorável. O levantamento, feito entre 19 e 23 de novembro em 140 municípios do país, indica que Lula aparece à frente em todos os cenários simulados de primeiro e segundo turno, inclusive quando confrontado com diferentes nomes do campo bolsonarista. O levantamento trabalha com margem de erro de 2,2 pontos percentuais.
Nos cenários simulados de segundo turno, o petista aparece à frente de todos os adversários testados. No confronto direto com Jair Bolsonaro, por exemplo, Lula alcança 49,2%, enquanto o ex-presidente fica com 36,9%. Diante de Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, Lula marca 45,7% contra 39,1%.
Resultados semelhantes se repetem contra Ratinho Jr., Romeu Zema, Ronaldo Caiado e Ciro Gomes, sempre com o atual presidente numericamente à frente. A pesquisa também avaliou pela primeira vez confrontos com Eduardo e Michelle Bolsonaro; em ambos, Lula mantém folga considerável, ultrapassando 49%.
- Lula diz que irá retomar relações com a África
- Lula é pressionado a nomear mulher para a AGU após escolha de Jorge Messias
- Lula indica Jorge Messias para vaga no STF
No primeiro turno, Lula também lidera com margem expressiva. No cenário mais abrangente, Lula registra 38,8%, com Bolsonaro em segundo lugar (27%), seguido por Ciro Gomes (9,6%) e Ratinho Jr. (6,4%). Em simulações sem Bolsonaro, o petista cresce e chega a 42%, abrindo larga distância para Tarcísio, Eduardo Bolsonaro ou Michelle Bolsonaro, dependendo da composição testada.
O estudo ainda captou movimentos na rejeição dos principais nomes: a resistência a Bolsonaro subiu para 43%, enquanto a de Lula ficou em 41%. Já a avaliação do governo federal apresentou leve melhora: o índice de aprovação chegou a 34%, três pontos acima da rodada anterior, enquanto a reprovação caiu para 36%.
Bookmark