Skip to content Skip to footer

Após ajudar em tentativa de golpe, General Augusto Heleno alega ter diagnóstico de Alzheimer desde 2018

De acordo com o relatório médico, Heleno, de 78 anos, declarou ser portador de "Demência de Alzheimer em evolução desde 2018,

O general Augusto Heleno, preso desde a última segunda-feira (24) por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF, informou ao Exército Brasileiro durante exame médico realizado nesta terça-feira (25) que é portador de Alzheimer desde 2018. A revelação ocorreu durante avaliação de saúde no Comando Militar do Planalto (CMP), onde ele e o general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira cumprem pena por participação na trama golpista de 2022.

De acordo com o relatório médico, Heleno, de 78 anos, declarou ser portador de “Demência de Alzheimer em evolução desde 2018, com perda de memória recente importante, prisão de ventre e hipertensão, em tratamento medicamentoso (polifarmácia)”. As informações indicam que o general já tinha a doença enquanto exercia o cargo de ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante os quatro anos do governo Jair Bolsonaro.

O general está, literalmente, alegando demência.

O Exército confirmou em nota que os dois generais “foram conduzidos na tarde de terça à sede do Comando Militar do Planalto” e que, após os procedimentos penais, “encontram-se em instalações dessa Unidade Militar”. As celas preparadas pelo Exército contam com cama, banheiro e ar-condicionado, podendo receber televisão e frigobar mediante autorização judicial.

A rotina dos custodiados seguirá as normas previstas para a custódia de militares. O exame médico realizado tem como objetivo avaliar o estado de saúde geral e a integridade física dos presos, documentando doenças preexistentes e sinais de lesões corporais.

Augusto Heleno foi condenado a 21 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal por sua participação na tentativa de reverter o resultado das eleições presidenciais de 2022. Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa, também foi condenado pela mesma trama golpista.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário