Skip to content Skip to footer

Tribunal da UE garante reconhecimento de casamento homoafetivo em todos os países do bloco

Tribunal da UE garante reconhecimento de casamento homoafetivo em todos os países do bloco

O Tribunal de Justiça da União Europeia (TUE) decidiu nesta terça-feira (25) que o casamento entre pessoas do mesmo sexo deve ser reconhecido em todos os países do bloco, mesmo naqueles onde a união homoafetiva não é legalmente permitida. A decisão histórica estabelece que os Estados-membros não podem recusar a transcrição de certidões de casamento emitidas em outros países da UE.

O caso que motivou o veredicto envolvia um casal de homens poloneses que se casou na Alemanha – onde o casamento igualitário é legal desde 2017. Ao retornarem à Polônia, as autoridades locais se recusaram a reconhecer a certidão matrimonial alemã.

Em seu julgamento, o tribunal afirmou que a negativa polonesa “infringe não apenas a liberdade de locomoção e residência, mas também o direito fundamental ao respeito pela vida privada e familiar”.

A corte destacou que “quando constituem uma vida familiar num Estado-membro de acolhimento, em particular por força do casamento, os cidadãos devem ter a certeza de poder dar continuidade a essa vida familiar ao regressarem ao seu Estado-membro de origem”.

Atualmente, o casamento entre pessoas do mesmo sexo permanece proibido pelas constituições de cinco países da UE: Bulgária, Croácia, Hungria, Letônia e Lituânia. Outras nações, como Itália e República Tcheca, permitem apenas uniões civis – que não concedem os mesmos direitos do casamento, como adoção conjunta ou acesso à fertilização in vitro.

A Polônia, onde o casamento igualitário não é explicitamente proibido pela constituição, mas também não é reconhecido legalmente, representa um caso particular no bloco. A decisão do TUE deve impactar diretamente as políticas migratórias e de reconhecimento documental em todo o território da União Europeia.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário