Skip to content Skip to footer

Brasil prevê acordo histórico com União Europeia em dezembro

Lula e União Europeia
(Foto: Redes Sociais/Reprodução)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou, neste domingo (23), que pretende assinar o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia no dia 20 de dezembro, encerrando uma negociação que atravessou mais de duas décadas. A declaração foi dada durante entrevista em Joanesburgo, na África do Sul, após a Cúpula do G20.

Segundo Lula, a assinatura deve ocorrer mesmo que a Cúpula do Mercosul, inicialmente prevista para a mesma data, em Foz do Iguaçu, seja adiada para janeiro por conta da agenda do presidente do Paraguai. A solução em avaliação é realizar, no dia 20, uma cerimônia exclusiva em Brasília para formalizar o pacto.

O acordo cria uma ampla área de livre comércio entre os dois blocos, envolvendo cerca de 722 milhões de pessoas e um PIB conjunto estimado em US$ 22 trilhões. Na prática, prevê a redução gradual de tarifas de importação e maior abertura de mercados.

Para o Mercosul, o principal ganho está no acesso facilitado ao mercado europeu, sobretudo para produtos do agronegócio. Já os países da UE esperam ampliar a exportação de máquinas, veículos, insumos industriais e produtos químicos para a região sul-americana.

Apesar do avanço, o tema ainda desperta resistências dentro da Europa. A França segue como o principal foco de oposição, pressionada por agricultores que temem concorrência de commodities sul-americanas. O governo francês também questiona aspectos ambientais relacionados à produção agrícola. Lula, porém, minimizou as divergências e reiterou que o pacto é com o bloco europeu como um todo, não com países individualmente.

O texto já foi validado pela Comissão Europeia e depende agora do crivo do Parlamento Europeu e da maioria qualificada dos 27 Estados-membros. Medidas de salvaguarda foram incluídas para monitorar variações de preços e volumes de importação, numa tentativa de acomodar pressões internas.

Lula afirmou que, apesar dos desafios, o Brasil está pronto para concluir o processo:

O acordo será assinado.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário