Skip to content Skip to footer

Dinamarca indeniza pacientes que perderam visão com remédios Ozempic e Wegovy

A Dinamarca concedeu, na última sexta-feira (21), indenização a quatro pacientes que tiveram perda parcial da visão após usar os medicamentos Ozempic e Wegovy,
A Dinamarca concedeu, na última sexta-feira (21), indenização a quatro pacientes que tiveram perda parcial da visão após usar os medicamentos Ozempic e Wegovy,

A Dinamarca concedeu, na última sexta-feira (21), indenização a quatro pacientes que tiveram perda parcial da visão após usar os medicamentos Ozempic e Wegovy, amplamente conhecidos no tratamento de diabetes e obesidade. A decisão foi anunciada pela Associação Dinamarquesa de Indenização a Pacientes, que atua em nome do Estado.

No total, os pacientes irão receber cerca de 800 mil coroas dinamarquesas, o equivalente a aproximadamente R$ 665 mil. Os remédios citados têm como princípio ativo a semaglutida.

Em junho, o comitê de segurança da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) emitiu um comunicado vinculando a semaglutida a casos de neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica (NAION). A doença causa danos permanentes ao nervo óptico e pode levar à perda irreversível da visão.

Como resultado da avaliação, as bulas do Ozempic e do Wegovy foram atualizadas na Europa para incluir o risco, estimado em até um caso a cada 10 mil pacientes.

A Associação Dinamarquesa informou que recebeu 43 pedidos de indenização relacionados à perda de visão possivelmente ligada aos medicamentos. Até o momento, cinco casos foram analisados, resultando em quatro indenizações aprovadas e um pedido negado.

De acordo com o órgão, a análise é complexa porque a NAION é uma doença rara e muitos dos pacientes que usam esses medicamentos já possuem fatores de risco para desenvolvê-la. Especialistas avaliam cada caso individualmente, considerando o tempo de uso do remédio e o intervalo entre a interrupção do tratamento e o início dos sintomas.

Estudos citados pela associação sugerem que o risco não aumenta significativamente em pacientes que utilizaram a semaglutida por mais de 14 meses sem apresentar sinais da doença.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário