Skip to content Skip to footer

Morte de pai e filho brasileiros choca Portugal

Pedro e Theo Ganança.
(Foto: Redes Sociais/Reprodução)

A morte do luso-brasileiro Pedro Ganança, de 60 anos, e de seu filho, o carioca Theo, de apenas 23, provocou forte comoção em Portugal, ganhando destaque na imprensa internacional na última semana. Pai e filho foram assassinados a tiros dentro do restaurante que administravam em sociedade com um empresário português, na localidade de Sarilhos, no Montijo, região metropolitana de Lisboa. O crime ocorreu no dia 16 de novembro.

De acordo com a Polícia Judiciária, o autor dos disparos é José Augusto, de 61 anos, sócio de Pedro e Theo no restaurante O Apeadeiro de Sarilhos. Ele abriu fogo contra os dois na frente de clientes e funcionários, fugiu em seguida e foi encontrado menos de 24 horas depois, já no distrito da Guarda. A Justiça decretou sua prisão preventiva. A arma usada no ataque ainda não foi localizada.

Pedro, que nasceu em Portugal mas viveu grande parte da vida no Rio de Janeiro, havia retornado ao país europeu com a família em 2020. Com o filho, Theo, decidiu investir na abertura de um restaurante que celebrasse tradições portuguesas e memórias afetivas. O sonho só se concretizou em fevereiro deste ano, após três anos de obras e altos investimentos na antiga estação ferroviária desativada que deu nome ao negócio.

Funcionários relatam que os desentendimentos entre os sócios vinham se agravando desde a inauguração, principalmente por causa de dívidas e da gestão financeira. Segundo a equipe, discussões eram comuns, e José, por vezes, aparecia alcoolizado, hostilizava empregados e fazia comentários discriminatórios. No dia do crime, afirmam que ele entrou no local armado e visivelmente alterado.

Pedro foi atingido primeiro. Theo, ao tentar defender o pai, também foi baleado. Ambos foram socorridos e levados ao Hospital do Barreiro, mas não resistiram. O clima entre funcionários e frequentadores é de profunda tristeza diante da violência que encerrou o projeto familiar dos Ganança.

José Augusto, que possui antecedentes por sequestro e furto de veículos, responderá por duplo homicídio qualificado.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário