A morte do luso-brasileiro Pedro Ganança, de 60 anos, e de seu filho, o carioca Theo, de apenas 23, provocou forte comoção em Portugal, ganhando destaque na imprensa internacional na última semana. Pai e filho foram assassinados a tiros dentro do restaurante que administravam em sociedade com um empresário português, na localidade de Sarilhos, no Montijo, região metropolitana de Lisboa. O crime ocorreu no dia 16 de novembro.
De acordo com a Polícia Judiciária, o autor dos disparos é José Augusto, de 61 anos, sócio de Pedro e Theo no restaurante O Apeadeiro de Sarilhos. Ele abriu fogo contra os dois na frente de clientes e funcionários, fugiu em seguida e foi encontrado menos de 24 horas depois, já no distrito da Guarda. A Justiça decretou sua prisão preventiva. A arma usada no ataque ainda não foi localizada.
Pedro, que nasceu em Portugal mas viveu grande parte da vida no Rio de Janeiro, havia retornado ao país europeu com a família em 2020. Com o filho, Theo, decidiu investir na abertura de um restaurante que celebrasse tradições portuguesas e memórias afetivas. O sonho só se concretizou em fevereiro deste ano, após três anos de obras e altos investimentos na antiga estação ferroviária desativada que deu nome ao negócio.
- Feminicídio de jovem pesquisadora da UFSC revolta Florianópolis
- Homem é preso no Paraná após colocar sêmen no sorvete de colega de trabalho
- PMs do RS executam jovem em surto
Funcionários relatam que os desentendimentos entre os sócios vinham se agravando desde a inauguração, principalmente por causa de dívidas e da gestão financeira. Segundo a equipe, discussões eram comuns, e José, por vezes, aparecia alcoolizado, hostilizava empregados e fazia comentários discriminatórios. No dia do crime, afirmam que ele entrou no local armado e visivelmente alterado.
Pedro foi atingido primeiro. Theo, ao tentar defender o pai, também foi baleado. Ambos foram socorridos e levados ao Hospital do Barreiro, mas não resistiram. O clima entre funcionários e frequentadores é de profunda tristeza diante da violência que encerrou o projeto familiar dos Ganança.
José Augusto, que possui antecedentes por sequestro e furto de veículos, responderá por duplo homicídio qualificado.
Bookmark