Skip to content Skip to footer

Morte de pai e filho brasileiros choca Portugal

Pedro e Theo Ganança.
(Foto: Redes Sociais/Reprodução)

A morte do luso-brasileiro Pedro Ganança, de 60 anos, e de seu filho, o carioca Theo, de apenas 23, provocou forte comoção em Portugal, ganhando destaque na imprensa internacional na última semana. Pai e filho foram assassinados a tiros dentro do restaurante que administravam em sociedade com um empresário português, na localidade de Sarilhos, no Montijo, região metropolitana de Lisboa. O crime ocorreu no dia 16 de novembro.

De acordo com a Polícia Judiciária, o autor dos disparos é José Augusto, de 61 anos, sócio de Pedro e Theo no restaurante O Apeadeiro de Sarilhos. Ele abriu fogo contra os dois na frente de clientes e funcionários, fugiu em seguida e foi encontrado menos de 24 horas depois, já no distrito da Guarda. A Justiça decretou sua prisão preventiva. A arma usada no ataque ainda não foi localizada.

Pedro, que nasceu em Portugal mas viveu grande parte da vida no Rio de Janeiro, havia retornado ao país europeu com a família em 2020. Com o filho, Theo, decidiu investir na abertura de um restaurante que celebrasse tradições portuguesas e memórias afetivas. O sonho só se concretizou em fevereiro deste ano, após três anos de obras e altos investimentos na antiga estação ferroviária desativada que deu nome ao negócio.

Funcionários relatam que os desentendimentos entre os sócios vinham se agravando desde a inauguração, principalmente por causa de dívidas e da gestão financeira. Segundo a equipe, discussões eram comuns, e José, por vezes, aparecia alcoolizado, hostilizava empregados e fazia comentários discriminatórios. No dia do crime, afirmam que ele entrou no local armado e visivelmente alterado.

Pedro foi atingido primeiro. Theo, ao tentar defender o pai, também foi baleado. Ambos foram socorridos e levados ao Hospital do Barreiro, mas não resistiram. O clima entre funcionários e frequentadores é de profunda tristeza diante da violência que encerrou o projeto familiar dos Ganança.

José Augusto, que possui antecedentes por sequestro e furto de veículos, responderá por duplo homicídio qualificado.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário