Skip to content Skip to footer

Feminicídio de jovem pesquisadora da UFSC revolta Florianópolis

Catarina Kasten
(Foto: Redes Sociais/Reprodução)

A morte de Catarina Kasten, de 31 anos, estudante de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mobilizou Florianópolis e reacendeu o debate sobre a segurança de mulheres em espaços públicos. Catarina foi encontrada morta na trilha do Matadeiro, no sul da Ilha, na manhã de sexta-feira (21), após desaparecer a caminho de uma aula de natação. O caso, rapidamente tratado como estupro seguido de feminicídio, provocou forte comoção entre familiares, colegas e moradores.

O suspeito, Giovane Correa Mayer, de 21 anos, confessou o crime após ser localizado pela Polícia Militar em sua casa. Ele afirmou ter asfixiado a jovem com um cadarço e escondido o corpo na mata. A identificação foi possível graças a imagens de câmeras da região e fotos feitas por duas turistas que notaram sua postura suspeita.

Roupas usadas no dia do crime e objetos da vítima foram apreendidos no imóvel do bandido. A Polícia Civil encaminhou o material genético do suspeito para análise, e ele segue preso preventivamente.

Catarina era reconhecida por sua dedicação à vida acadêmica. Formada em Letras – Inglês e aluna do programa de Estudos Linguísticos e Literários da UFSC, ela também tinha passagem pela Engenharia de Produção, onde integrou o centro acadêmico do curso. Professora e pesquisadora, planejava ingressar no doutorado. Para colegas e docentes, sua trajetória era marcada pelo talento, disciplina e forte compromisso com o ensino.

No sábado (22), dezenas de mulheres, amigas e integrantes da comunidade universitária caminharam pela trilha onde o crime ocorreu. O ato, além de homenagear Catarina, denunciou a sensação de vulnerabilidade enfrentada diariamente por mulheres e cobrou ações efetivas do poder público.

As notas divulgadas pela UFSC e pelo Centro de Comunicação e Expressão expressaram indignação, repúdio à violência de gênero e solidariedade à família da estudante. O Ministério Público de Santa Catarina ainda não confirmou se já recebeu o inquérito para denúncia formal.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário