Skip to content Skip to footer

Moraes e Dino votam pela manutenção da prisão preventiva de Bolsonaro no STF

Moraes e Dino votam pela manutenção da prisão preventiva de Bolsonaro no STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta segunda-feira (24) pela manutenção da prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado pelo ministro Flávio Dino. A Primeira Turma da Corte realiza sessão virtual para decidir se referenda a conversão da prisão domiciliar de Bolsonaro em preventiva, determinada por Moraes no último sábado (22).

Em seu voto, Moraes, que é o relator do caso, considerou os fatos apurados durante a audiência de custódia realizada no domingo (23), mas manteve que Bolsonaro violou “dolosa e conscientemente” a tornozeleira eletrônica. O ex-presidente está detido na Superintendência da Polícia Federal em Brasília desde sábado.

O julgamento ocorre no plenário virtual e se estende até as 20h desta segunda (24). Além de Moraes, votam os ministros Flávio Dino, que já acompanhou o relator, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

A decisão de Moraes, que converteu a prisão no final de semana, baseou-se no “risco de fuga” diante da tentativa de violação do monitoramento eletrônico e da vigília convocada pelo senador Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente, nas proximidades da residência onde ele cumpria prisão domiciliar.

Conforme a ata da audiência de custódia, Bolsonaro afirmou ter experimentado uma “certa paranoia” na madrugada de sexta para sábado, atribuindo o estado à interação de medicamentos prescritos por diferentes médicos – incluindo Pregabalina e Sertralina.

O ex-presidente relatou que por volta da meia-noite usou um ferro de solda para abrir a tampa da tornozeleira eletrônica porque acreditou que o dispositivo continha “alguma escuta”. A defesa argumenta que, devido à interação medicamentosa, Bolsonaro apresentou confusão mental e paranoia, não havendo tentativa de fuga.

Bolsonaro afirmou ainda que não tinha intenção de fugir e que a cinta do equipamento não teria sido rompida – versão que ainda será submetida à análise pericial. Ele disse ter avisado os policiais após “cair na razão” e interromper a tentativa de abrir o dispositivo.

A sessão extraordinária foi convocada pelo presidente do colegiado, ministro Flávio Dino, e precisa ser referendada pela maioria dos membros da Primeira Turma para ser mantida.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário