Skip to content Skip to footer

Moraes manda PF cumprir prisão de Bolsonaro com discrição e “respeito à dignidade” do ex-presidente

Bolsonaro
(Foto: Ton Molina/STF)

Por ordem do ministro Alexandre de Moraes, a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi cumprida pela Polícia Federal na manhã deste sábado (22), em uma operação rápida e silenciosa. Sem sirenes nem câmeras, a decisão foi motivada pela suspeita de tentativa de rompimento da tornozeleira eletrônica e pelo risco de fuga.

A medida cautelar revoga a prisão domiciliar decretada em agosto, mas ainda não inicia o cumprimento da pena de 27 anos e três meses. No despacho de duas páginas que embasa a prisão, Moraes determinou que a medida fosse cumprida “no período da manhã”, sem uso de algemas e “sem qualquer exposição midiática”, o que levou a PF a proibir filmagens, evitar escolta ostensiva e controlar o perímetro com viaturas discretas, drones e câmeras.

A ação da polícia ocorreu em meio à convocação de uma vigília por Flávio Bolsonaro e contou com viaturas descaracterizadas e agentes à paisana. A PF tocou a campainha da residência, levou Bolsonaro a pé, sem algemas, para exame de corpo de delito no IML de Brasília e o transferiu para uma sala de Estado-Maior na Superintendência da PF.

A acomodação de Bolsonaro tem banheiro privativo, cama e monitoramento médico 24 horas, seguindo determinação escrita de Moraes. Também não houve imagens oficiais da chegada ou da permanência de Bolsonaro na superintendência até o fim da manhã.

As primeiras descrições do momento da prisão vieram apenas de relatos indiretos e da nota oficial da PF, que destacou o cumprimento “sem incidentes” e a realização de avaliação médica em razão da idade e do histórico de saúde do ex-presidente.

Bookmark

Luiz Estrela

Jornalista e criador de conteúdo no BFC, projeto em que se dedica à cobertura política nacional e internacional, além de cultura e direitos sociais, sempre com olhar crítico e linguagem acessível.

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário