Skip to content Skip to footer

Tami Braga supera dificuldades com Borderline e retoma carreira musical com o single “Boemia”

Tami Braga supera dificuldades com Borderline e retoma carreira musical com o single "Boemia"

A cantora e compositora Tami Braga (eutamibraga), carioca radicada na Noruega, anuncia seu retorno à cena musical com o single “Boemia”, que será lançado ainda nesta sexta-feira (21) em todas as plataformas digitais. A faixa é o cartão de visitas de seu próximo EP e representa uma celebração de suas raízes brasileiras após um período dedicado à maternidade e reflexão pessoal.

A canção nasceu de forma inesperada quando o tio e colaborador da artista, Alberto Araújo, compôs a música inspirado por fotos de Tami na Escadaria Selarón, Arpoador e Lapa. “Na hora me deu aquela sensação… ‘Nossa, isso resume o que eu sinto quando estou lá no Rio de Janeiro'”, relata a cantora.

Durante a pandemia, Tami precisou focar seriamente no cuidado com a saúde mental ao enfrentar os severos sintomas do Transtorno Borderline. O diagnóstico deu sentido a muitas coisas do passado da cantora, que como muitas pessoas negras, acabam tendo um diagnóstico tardio. “Entender a razão de eu sempre ter me sentido estranha e diferente me deu outra perspectiva. Eu resolvi lutar. Fiz psicoterapia, segui cantando, tive meus filhos e hoje pretendo retomar o tratamento para curtir o atual momento”, declara.

A maternidade tornou-se fonte de inspiração para Tami, que busca conciliar suas identidades de cantora e mãe. Ela leva os filhos para shows e estúdio, criando conexões entre família e arte. “Meu filho Nicholas foi no estúdio comigo e, quando terminou, virou e disse: ‘Mamãe, estou tão orgulhoso de você’. Isso me alimenta de uma forma muito gostosa”, completa a artista.

Apesar de dominar o inglês e viver na Noruega, Tami mantém o português como língua de sua expressão artística. A decisão foi reforçada quando um amigo norueguês confessou: “Eu não sei o que você está falando, mas só sei que soa tão linda, tão rico”.

A conexão com a cidade natal foi tão forte que Tami decidiu gravar o videoclipe de “Boemia” no Rio assim que pisou na cidade. As gravações, dirigidas por Jean Dinucci, capturam a essência de locais significativos como a Lapa, indo além dos cartões-postais óbvios.

Com “Boemia”, Tami Braga espera conectar-se com o público através do “orgulho de ser brasileiro e da beleza do simples”. A artista define a canção como um convite para “romantizar a vida, tornar a vida um pouco leve” e transmitir sensações de “amor e pertencimento ao nosso país”.

O lançamento marca um novo capítulo na carreira da cantora, que já colaborou com nomes como Robin Banerjee (guitarrista de Amy Winehouse) e abriu shows para Vanessa da Mata, sempre mantendo as raízes brasileiras como centro de sua identidade artística.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário