Skip to content Skip to footer

Guarda Costeira dos EUA reverte política e mantém proibição rigorosa de símbolos de ódio após críticas

Guarda Costeira dos EUA reverte política e mantém proibição rigorosa de símbolos de ódio após críticas

A Guarda Costeira dos Estados Unidos recuou de uma proposta que reclassificaria a suástica e outros símbolos nazistas como meramente “potencialmente divisivos” em vez de símbolos de ódio explícitos. A reversão ocorre após fortes críticas públicas e reportagem do The Washington Post que revelou a mudança na política que entraria em vigor em 15 de dezembro.

O almirante Kevin Lunday, comandante interino da Guarda Costeira, enviou um e-mail a todo o serviço na quinta-feira (20) declarando que símbolos como suásticas, forcas e a bandeira confederada permanecem “proibidos”, apesar da redação inicial da nova política que suavizava sua classificação.

Documentos obtidos pelo The Washington Post mostravam que a política original, programada para vigorar em dezembro, removia a classificação explícita desses símbolos como de ódio, categorizando-os apenas como “potencialmente divisivos”. A bandeira confederada, embora permanecesse proibida, também recebia uma classificação menos severa.

Um oficial da Guarda Costeira, falando sob anonimato, havia expressado alarme com as mudanças: “Não merecemos a confiança da nação se não formos claros sobre o caráter divisivo das suásticas”.

A Guarda Costeira, subordinada ao Departamento de Segurança Interna, tem passado por significativas mudanças culturais desde o início do segundo mandato de Trump.

A ex-comandante almirante Linda Fagan – primeira mulher a liderar um ramo das Forças Armadas – foi demitida no primeiro dia do governo, supostamente por seu foco em iniciativas de diversidade e investigações de agressão sexual.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário