Skip to content Skip to footer

Israel rompe cessar-fogo e bombardeia campo de refugiados no Líbano, deixando 13 mortos

Israel rompe cessar-fogo e bombardeia campo de refugiados no Líbano, deixando 13 mortos

As Forças de Defesa de Israel (FDI) realizaram um bombardeio contra o campo de refugiados palestinos de Ain al-Hilweh, no sul do Líbano, nesta terça-feira (18), rompendo mais uma vez o cessar-fogo. O ataque deixou pelo menos 13 mortos e vários feridos, segundo balanço do Ministério da Saúde libanês.

Em comunicado, o Exército israelense alegou – sem apresentar provas concretas – que o local abrigava um “composto de treinamento do Hamas” usado para “planejar e realizar ataques terroristas contra tropas das FDI e o Estado de Israel”. As FDI afirmaram ter tomado “medidas para evitar danos civis” e utilizado “munição precisa” na operação.

O ataque representa uma grave violação do cessar-fogo estabelecido entre Israel e Hezbollah após 14 meses de conflito direto. O acordo, mediado em novembro, tinha como condição principal o desarmamento do Hezbollah no sul do Líbano, medida que o grupo xiita rejeitou implementar.

Ain al-Hilweh é o maior campo de refugiados palestinos no Líbano, abrigando dezenas de milhares de pessoas em condições precárias. O local historicamente apresenta tensões entre facções palestinas, mas ataques israelenses diretos contra a área são incomuns.

Esta não é a primeira violação israelense desde o cessar-fogo. Nos últimos meses, as FDI realizaram diversos ataques no território libanês, incluindo operações que atingiram até mesmo posições da ONU no sul do país.

O ataque ocorre em um momento de crescente tensão regional, com Israel mantendo operações militares simultâneas em múltiplas frentes – incluindo a continuação de sua ofensiva em Gaza e confrontos esporádicos com grupos armados no Líbano e na Síria.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário