Skip to content Skip to footer

Augusto Lima, preso em operação contra fraude do sistema financeiro, é marido da ex-ministra de Bolsonaro, Flávia Arruda (PL)

Augusto Lima, em operação contra fraude do sistema financeiro, é marido da ex-ministra de Bolsonaro, Flávia Arruda (PL)

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (18) a Operação Compliance Zero, maior intervenção já realizada no Sistema Financeiro Nacional, que prendeu o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, além de Augusto Lima – ex-sócio do banco e marido da ex-ministra Flávia Arruda – e o tesoureiro da instituição, Alberto Félix. Os investigados respondem por gestão fraudulenta, organização criminosa e crimes contra o mercado financeiro.

Augusto Lima é marido da ex-ministra da Secretaria de Governo no governo Bolsonaro, Flávia Arruda (PL-DF), com quem mantém relacionamento desde 2023. A operação investiga a atuação de organização criminosa especializada em fraudes financeiras de alto escalão.

A operação, que mobilizou equipes em cinco estados e no Distrito Federal, cumpriu cinco mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 25 de busca e apreensão. As investigações apuram um sofisticado esquema de emissão e negociação de títulos de crédito falsos que movimentou grandes quantias no sistema financeiro.

Segundo as investigações iniciadas em 2024 por requisição do Ministério Público Federal, o Banco Master produziu carteiras de crédito sem lastro real e as repassou a outras instituições financeiras. Após fiscalização do Banco Central, os títulos fraudados teriam sido substituídos por novos ativos que também não passaram por avaliação técnica adequada

A prisão de Vorcaro ocorre um dia após a tentativa de venda do Banco Master ao grupo Fictor, operação que gerou desconfiança no mercado pela falta de transparência e timing suspeito. A transação buscaria transferir ao BC a responsabilidade de analisar a troca de controle de uma instituição já pressionada por problemas regulatórios.

Paralelamente às ações policiais, o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master e colocou o Master Múltiplo em regime de administração especial temporária. Com os materiais apreendidos, os investigadores buscam esclarecer o volume total de ativos irregulares negociados e mensurar os impactos das fraudes no sistema financeiro nacional.

A operação representa o maior golpe já aplicado contra esquemas de fraude financeira no país e expõe vulnerabilidades no sistema de controle de instituições bancárias, levantando questões sobre a eficácia dos mecanismos de fiscalização do Banco Central.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário