Skip to content Skip to footer

INTOLERÂNCIA: PMs invadem creche armados e ameaçam educadoras por aula antirracista

Aula sobre religiões de matriz africana fazia parte da celebração do Dia da Consciência Negra
EMEI Antônio Bento: PMs entraram na creche com armas em punho. Foto: Google Street View/reprodução

Policiais militares invadiram uma creche municipal de São Paulo (SP) com armas em punho, na última quarta-feira (12), e ameaçaram educadores por causa de uma aula sobre religiões de matriz africana que fazia parte da celebração do Dia da Consciência Negra.

A invasão da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Antônio Bento ocorreu um dia após um pai de um aluna e também sargento da PM evangélico ter ido até a escola para cobrar explicações da professora responsável pela aula.

O pai rasgou desenhos das crianças, inclusive o da própria filha de 4 anos, não compareceu à reunião com a direção e chamou a Polícia Militar. Quatro PMs, um deles armado com metralhadora, entraram na escola, intimidaram diretora e funcionária por cerca de 20 minutos, gerando pânico.

A educadora tentou explicar que atividade pedagógica antirracista ensinava sobre orixás de forma lúdica e educativa, conforme a lei federal 10.639/2003 e o currículo da rede municipal de São Paulo. A aula tinha como base o livro “Ciranda de Aruanda”, de Liu Olivina.

Após intervenção de outros pais, os policiais saíram. Pais e comunidade fizeram abaixo-assinado e programara um ato em defesa da escola e da educação antirracista. O Sindicato dos Profissionais em Educação do Ensino Municipal de São Paulo (Sinpeem) emitiu nota oficial de repúdio à invasão da PM e de apoio à diretora, professores e funcionários da EMEI Antônio Bento.

A diretora registrou boletim de ocorrência na polícia. A Corregedoria da PM afirmou que abriu investigação sobre a conduta dos policiais.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário