Skip to content Skip to footer

2ª Mostra Mercosul Audiovisual leva cinema gratuito a 250 municípios brasileiros

Cena de Movimentos Migratórios (Rogério Cathalá, Brasil, 2024), um dos curtas da 2ª Mostra Mercosul Audiovisual. Foto: Divulgação.

Até o dia 7 de dezembro, o público poderá conferir a 2ª Mostra Mercosul Audiovisual, que neste ano tem como tema Territórios e Paisagens em Transformação. As exibições ocorrem em 367 pontos culturais distribuídos em 250 municípios de todos os estados brasileiros e são gratuitas.

A iniciativa, promovida pela Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (Recam), celebra a diversidade cultural e o olhar sensível das novas gerações sobre o território e suas histórias.

A Mostra será exibida em cineclubes, pontos de cultura, bibliotecas públicas e comunitárias, escolas e instituições educacionais, centros educativos urbanos (CEUs) da Cultura, centros culturais, movimentos sociais, associações, museus e unidades socioeducativas, além de salas verdes e pontos do circuito Tela Verde, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

As exibições são organizadas de forma descentralizada pelos pontos exibidores, que têm liberdade para propor atividades complementares junto às sessões. Em muitos locais, o público também poderá participar de conversas, debates ou oficinas.

Duas sessões, múltiplos olhares

A Mostra reúne 12 curtas-metragens de cinco países — Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Colômbia (país associado da Recam) — distribuídos em duas sessões: uma voltada ao público infantil e outra ao público em geral.

Na Sessão Infantil, produções como A menina e o Mar; Casa na Árvore e Os Macarus convidam o público a redescobrir o mundo pela curiosidade e pela poesia do cotidiano, enquanto No Están Solos II, De Onde Você É? e El Intronauta propõem reflexões sobre a convivência e a relação entre humanidade e meio ambiente.

Já a Sessão para o público em geral apresenta histórias que atravessam memórias, resistências e identidades regionais. Filmes como Dois Riachões: Cacau e Liberdade, La Tierra Sin Mal e Movimentos Migratórios destacam a força das comunidades que reinventam o território a partir da luta, da ancestralidade e da esperança.

Entre o real e o mítico, Keradó, Mita’i Churi e Luthier reafirmam o poder do audiovisual como espaço de encontro e expressão entre povos latino-americanos.

Integração e circulação do audiovisual latino-americano

A Mostra é resultado da cooperação cultural entre os países do Mercosul e, nesta edição, conta com a Presidência Pro Tempore do Brasil, que tem fortalecido ações de integração e circulação audiovisual na região.

“A Mostra Mercosul é um espaço de encontro e partilha entre diferentes olhares da América Latina. Essas produções refletem nossas transformações, nossas memórias e a potência das novas gerações de realizadores”, afirma Joelma Gonzaga, secretária do Audiovisual.

Para Thay Limeira, chefe da Divisão de Promoção à Rede Cineclubista e Educação da SAV, que coordena a mobilização com os pontos de exibição e cineclubes, “levar esses filmes aos cineclubes, pontos de cultura, escolas, bibliotecas, centros culturais e muitos outros espaços que estimulam as ações culturais em suas comunidades é fortalecer o direito de acesso ao cinema e à diversidade cultural, ampliando as possibilidades de formação de público e de diálogo entre os povos”.

Programação

Sessão 1 — Infantil
A Menina e o Mar (Gabriel Mellin, Brasil, 18′, 2022)
No Están Solos II (Matias Maciel, Paraguai, 3′, 2024)
Casa na Árvore (Guilherme Lepca, Brasil, 8′, 2024)
El Intronauta (Jose Arboleda, Colômbia, 16′, 2020)
De Onde Você É? (Juan Cristiani, Uruguai, 2’30”, 2023)
Os Macarus (Julia Vellutini e Mateus de Jesus, Brasil, 7′, 2023)

Sessão 2 — Público geral
Dois Riachões: Cacau e Liberdade (Fellipe Abreu e Patrícia Moll, Brasil, 11′, 2021)
Keradó (Andrés Castillo e Diego Castillo, Colômbia, 15′, 2022)
Mita’i Churi (Elian Guerin, Argentina/Paraguai, 6′, 2024)
La Tierra Sin Mal (Sebastián Vecchione, Argentina, 9’30”, 2023)
Luthier (Carlos Gonzalez Penagos, Colômbia, 12’24”, 2023)
Movimentos Migratórios (Rogério Cathalá, Brasil, 14′, 2024)

Serviço

2ª Mostra Mercosul Audiovisual
Data: 8 de novembro a 7 de dezembro de 2025
Local: 367 pontos culturais distribuídos em 250 municípios de todos os estados brasileiros
Realização: Secretaria do Audiovisual (SAV) e Recam/Mercosul
Entrada gratuita em todas as exibições presenciais

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário