Apesar de todos os alertas e prognósticos da ciência sobre o aquecimento global e as mudanças do clima, a situação se agrava ambiental, econômica e socialmente. Em tempos de COP30, a conferência do clima, no Brasil, mais gente se pergunta: qual a verdadeira dimensão do problema? Para oferecer uma visão abrangente das muitas questões que a crise climática envolve, a Editora ICH (que pertence ao Instituto Ciência Hoje) lança o livro “Emergência Climática”, uma edição trilíngue (português, inglês e espanhol), que traz artigos assinados por pesquisadores de diversas áreas da ciência, além da contribuição de dois cientistas que são referência máxima no tema: o climatologista Carlos Nobre e a engenheira e cientista ambiental Suzana Kahn.
Com lançamento marcado para o dia 12/11, durante a COP30, em Belém, a obra foi organizada pela engenheira cartógrafa Carla Madureira Cruz, pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenadora do Laboratório ESPAÇO de Sensoriamento Remoto e Estudos Ambientais.
A professora procurou montar um panorama abrangente e diversificado de estudos científicos, que vão da percepção do problema pela sociedade até a situação atual, quando os efeitos da crise climática já são sentidos no mundo todo, promovendo uma profunda reflexão sobre o futuro da vida no planeta.
- “O futuro é um pretexto para a gente fazer as coisas agora”, declara Marina Silva em Websérie “SINAIS DA TERRA”
- Extrativistas marcham em Belém com porongas acesas por reconhecimento climático na COP30
- Casa Dourada convoca a Pan-Amazônia para 30 atos de cultura e ação climática
Em entrevista inédita incluída no livro, o professor Carlos Nobre sentencia:
Se chegarmos a um aumento de 3 a 4 graus na temperatura do planeta em 2100, vamos gerar um clima quase impossível para o corpo humano em grande parte do planeta, numa potencial sexta extinção de espécies.
Climatologista e referência mundial em Amazônia e mudanças climáticas, Nobre acrescenta que as cinco extinções de espécies anteriores ocorridas na Terra foram fruto de fenômenos naturais e, pela primeira vez, agora uma extinção seria exclusivamente creditada à ação humana.

Uma das maiores autoridades em economia de baixo carbono, além de idealizadora do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e autora de relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças no Clima (IPCC), Suzana Kahn apresenta perspectivas para o desenvolvimento econômico, social e ambientalmente sustentável:
É urgente agir e enfrentar a contradição de que, mantendo-se o atual modelo de economia e consumo, o desenvolvimento do futuro será impedido, deixando os países emergentes a reboque das economias que se modernizaram anteriormente
escreve no livro.
O livro “Emergência climática” será lançado no próximo dia 12/11, durante a COP30, em Belém (PA), na Casa do Jornalismo Socioambiental, uma iniciativa que conta com o apoio do Instituto Ciência Hoje e reunirá profissionais de 21 veículos brasileiros de todo o país.
O projeto vai ampliar abordagens e vozes sobre a Amazônia, o clima e o meio ambiente. No dia do lançamento, será exibido um vídeo com a organizadora da obra, Carla Madureira Cruz e depoimentos de Carlos Nobre e Suzana Kahn.
SERVIÇO:
“Emergência Climática”
Link para a compra: Link e também durante a COP30, na Casa do Jornalismo Socioambiental – Casa Carmina — Rua Arcipreste Manoel Teodoro, 864, próximo à Praça da República, em Belém (PA).
FICHA TÉCNICA:
Número de páginas: 180
Editora: Instituto Ciência Hoje – ICH, 2025
Coordenação e curadoria científica: Carla Madureira Cruz
Coordenação editorial: Marília Pessoa
Entrevista: Elisa Martins
Revisão: Laura Chaloub e Olga de Mello
Projeto gráfico e diagramação: Ampersand Comunicação Gráfica
Versão: Carolina Selvatici/Agência Dica (inglês), Fabiana Barúqui/Agência Dica (espanhol)
Direção editorial: Bianca Encarnação
Produção executiva: Guilherme Rocha
Bookmark