Skip to content Skip to footer

Assessor do governo Tarcísio pede demissão após ser alvo da PF por corrupção

Mario Botion
(Foto: PSD/Divulgação)

A quarta-feira (12) foi marcada por mais uma turbulência na equipe ligada a Gilberto Kassab (PSD) no governo Tarcísio de Freitas. O assessor Mário Botion, ex-prefeito de Limeira, pediu demissão horas depois de ser alvo de uma operação da Polícia Federal que investiga fraudes em licitações envolvendo prefeituras paulistas.

Botion ocupava, desde julho, o cargo de diretor de Convênios no escritório regional de Campinas da Secretaria de Governo, responsável por intermediar repasses entre o Estado e municípios da região. A função colocava o ex-prefeito no centro de articulações administrativas e políticas, o que aumentou a atenção sobre seu nome após a ação da PF.

A Operação Coffee Break, conduzida em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), mira um esquema de desvio de recursos da área da Educação por meio de contratos superfaturados. De acordo com as investigações, duas empresas de material didático, sediadas em Sumaré e Hortolândia, atuavam como fornecedoras em processos licitatórios sob suspeita.

No total, 50 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em São Paulo, Paraná e Distrito Federal. Em um dos endereços vistoriados no estado, os agentes apreenderam R$ 2,1 milhões em espécie.

A PF não esclareceu se as suspeitas envolvendo Botion remontam à sua gestão em Limeira (2017–2024) ou ao período recente no governo estadual. O caso segue sob sigilo. Ele também responde a dois processos por improbidade administrativa, ainda sem decisão judicial desfavorável.

Em nota, a Secretaria de Governo afirmou que Botion solicitou a exoneração e que não exercia funções estratégicas dentro da gestão. A pasta tenta evitar desgaste político em meio a sucessivas baixas: esta é a segunda demissão em menos de duas semanas.

No fim de outubro, o ex-prefeito de Ilha Comprida, Décio Ventura, também deixou o cargo de diretor regional após críticas sobre seu histórico de irregularidades em tribunais de contas.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário