Skip to content Skip to footer

Homicídios caem ao menor nível em mais de uma década no México

Presidente do México
(Foto: Carla de Souza/AFP)

Durante o primeiro ano de governo de Claudia Sheinbaum, o México alcançou uma das maiores reduções de homicídios da história recente: 37% a menos em relação ao período anterior. De acordo com dados oficiais divulgados nesta semana, entre setembro de 2024 e outubro de 2025 o país registrou, em média, 32 mortes violentas a menos por dia.

A presidente mexicana atribuiu o resultado a uma mudança de foco nas políticas de segurança pública, menos confrontos armados e mais investimento em prevenção, inteligência policial e programas sociais. A estratégia faz parte da chamada “Quarta Transformação”, projeto político iniciado por Andrés Manuel López Obrador (AMLO), que busca fortalecer o papel do Estado e atacar as causas estruturais da violência, como desigualdade, desemprego e exclusão social.

Os números contrastam com os de administrações anteriores. Durante o governo de Felipe Calderón (2006–2012), os homicídios aumentaram 148% em meio à militarização da “guerra às drogas”. Sob Enrique Peña Nieto (2012–2018), o crescimento foi de 42%. Já na gestão de AMLO (2018–2024), houve a primeira reversão da curva, com queda de 9%.

Com o novo recuo registrado sob Sheinbaum, o México soma agora uma redução acumulada de 34% em homicídios nos dois governos consecutivos do mesmo partido. O resultado, segundo o governo, reforça a tese de que enfrentar a violência exige mais que o uso da força, passa por reconstruir comunidades, ampliar oportunidades e recuperar a confiança nas instituições públicas.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário