Skip to content Skip to footer

Câmara dos EUA vota abertura dos arquivos do amigo pedófilo de Trump

Proposta ganhou impulso após divulgação de e-mails em que Epstein afirma que presidente sabia de esquema de exploração sexual de menores
Trump: segundo Epstein, presidente dos EUA "passou horas" com vítima de abuso sexual. Foto: Official White House/Daniel Torok

O presidente da Câmara dos Estados Unidos, o republicano Mike Johnson, anunciou nesta quarta-feira (12), que a Casa vai votar na semana que vem, uma petição para obrigar o governo Trump a abrir a íntegra dos arquivos do caso envolvendo o empresário e ex-amigo pedófilo do presidente estadunidense, Jeffrey Epstein.

A votação da proposta dos deputados Ro Khanna (democrata) e Thomas Massie (republicano) passou a ser obrigatória desde que o pedido atingiu as 218 assinaturas necessárias para ser desarquivada com o apoio da deputada democrata Adelita Grijalva, empossada esta semana.

“Ele sabia das meninas”

A iniciativa ganhou impulso após a divulgação de mais de 20 mil páginas de documentos pelo Comitê de Supervisão da Câmara, incluindo e-mails em que Epstein afirmou que Trump “sabia das meninas”, e “passou horas” com uma das vítimas do esquema de exploração sexual de menores operado pelo empresário.

Epstein morreu na prisão em agosto de 2019 enquanto aguardava o processo federal por tráfico sexual de menores. Oficialmente, a causa da morte foi suicídio, mas falhas grotescas na prisão, câmeras quebradas, guardas dormindo alimentam a teoria de que ele teria sido assassinado por ter conhecimento de fatos que comprovariam a participação de poderosos no esquema, incluindo Trump.

Em um das mensagens de 2011 divulgadas na quarta, Epstein afirma para Ghislaine Maxwell – sua ex-companheira e cúmplice condenada: “quero que você perceba que o cachorro que não latiu é Trump… (Vítima) passou horas na minha casa com ele, ele nunca foi mencionado uma vez”.

Em outra, de 2019, para o biógrafo do presidente estadunidense, Michael Wolff ele afirmou: “é claro que ele (Trump) sabia sobre as meninas, já que pediu a Ghislaine para parar”.

Impeachment

Nos bastidores da política dos EUA já se acredita que o caso pode acabar levando Trump a sofrer um impeachment. Não por acaso, em uma outra mensagem trocada em 2018 por Epstein com um interlocutor não identificado que afirmou na época que estariam tentando derrubar o republicano, o pedófilo respondeu: “É louco, porque eu sou o único capaz de derrubá-lo”.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário