Skip to content Skip to footer

Regras do vale-refeição e alimentação são alteradas por Lula

Lula
(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O governo federal divulgou, nesta terça-feira (11), a atualização das normas do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), responsável por regulamentar os benefícios de vale-refeição e vale-alimentação. O decreto, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabelece mudanças que prometem reduzir custos para comerciantes e ampliar a aceitação desses benefícios em todo o país.

Entre as principais medidas, está a criação de um teto de 3,6% na taxa cobrada de restaurantes e supermercados pelas operadoras de cartões, que hoje pode chegar a 15%. As companhias terão um prazo de até 90 dias para ajustar seus sistemas e cumprir as novas determinações. Desse modo, o prazo de repasse do pagamento aos estabelecimentos cai de até 60 para, no máximo, 15 dias, melhorando o fluxo de caixa especialmente para pequenos negócios.

Outra mudança importante é a interoperabilidade entre as bandeiras, o que significa que qualquer maquininha poderá aceitar vales de qualquer operadora. Essa integração deve ser implementada em até 360 dias. O decreto também proíbe práticas abusivas, como descontos indevidos e vantagens financeiras fora do contexto da alimentação.

Segundo o governo, as medidas não alteram o valor recebido pelos trabalhadores, mas devem ampliar a rede de estabelecimentos que aceitam o benefício, garantindo mais liberdade de escolha.

É bom para quem vende e para quem consome

afirmou Lula durante a cerimônia.

Entidades do setor, como a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e a Câmara Brasileira de Benefícios ao Trabalhador (CBBT), avaliaram as mudanças como positivas, destacando que a modernização do sistema deve aumentar a concorrência e fortalecer o programa, beneficiando milhões de trabalhadores e empresas em todo o país.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário