Skip to content Skip to footer

Metade do país apoia inelegibilidade de Bolsonaro, aponta pesquisa

Bolsonaro
(Foto: Tânia Rego/Agência Brasil/Arquivo)

A mais recente edição da pesquisa A Cara da Democracia mostra que cresceu o apoio à inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo o levantamento, 52% dos entrevistados consideram justa a decisão que o impede de disputar eleições até 2030, um avanço em relação aos 45% registrados no ano passado. Já os que veem a punição como injusta caíram de 44% para 40%.

Os números refletem o impacto do julgamento da chamada trama golpista, que deve ampliar o período de inelegibilidade do ex-mandatário com base na Lei da Ficha Limpa. A pesquisa indica também que 53% dos eleitores rejeitam a anulação da condenação, enquanto 40% são favoráveis. Quando o tema é uma eventual anistia, 53% se mostram contra e apenas 33% apoiam a ideia.

Apesar do avanço da desaprovação, o estudo revela que o núcleo duro do bolsonarismo segue firme: parte expressiva de seus apoiadores ainda acredita que Bolsonaro é vítima de perseguição política e que o Supremo Tribunal Federal atua de forma direcionada contra ele.

Sobre os atos de 8 de janeiro, 76% dos entrevistados disseram desaprovar a invasão das sedes dos Três Poderes, embora 40% considerem as penas aplicadas “exageradas” e 41% as classifiquem como “justas”.

A pesquisa também avaliou a percepção pública sobre o chamado tarifaço, rejeitado por 77% da população. O episódio afetou a imagem da direita ligada a Bolsonaro: a rejeição ao ex-presidente subiu de 49% para 55%. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, viu sua taxa negativa saltar de 33% para 44%, enquanto Michelle Bolsonaro passou de 49% para 54%.

O levantamento ouviu 2.510 eleitores em todo o país entre 17 e 26 de outubro.

*Com informações do jornal O Globo.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário