Skip to content Skip to footer

Café pode reduzir em até 30% o risco de morte

Café
(Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil)

Nos últimos dias, voltou a circular nas redes um estudo que afirma “até 30% menos risco de morrer” para quem bebe café com moderação.

O número vem de um trabalho publicado na Annals of Internal Medicine que acompanhou 171.616 adultos no Reino Unido e encontrou associação entre 1,5 a 3,5 xícaras/dia (sem ou com pouco açúcar) e redução de 29%–31% no risco de mortalidade por todas as causas em cerca de sete anos.

A pesquisa — conduzida com dados do UK Biobank — analisou café sem adoçantes, adoçado com açúcar e adoçado artificialmente.

Os autores observaram associação mais consistente para o café sem açúcar e com pouco açúcar; para adoçantes artificiais, os resultados foram menos estáveis. O efeito também apareceu para instantâneo, moído e descafeinado, com perda do benefício em consumos acima de 4–5 xícaras/dia.

A nova onda de interesse foi alimentada por estudos recentes de 2025 que chegam a conclusões parecidas e acrescentam nuances. Um trabalho no European Heart Journal apontou que tomar café de manhã se associou a menor risco de morte total e cardiovascular do que consumir ao longo de todo o dia, sugerindo que o horário pode importar.

Já uma análise no Journal of Nutrition indicou que café preto (ou com baixo teor de açúcar e gordura saturada) manteve associação a menor mortalidade, enquanto quantidades altas desses aditivos anularam o efeito.

IMPORTANTE: todos esses resultados são de estudos observacionais — eles não provam causalidade. Há ajustes estatísticos para diferenciar o papel do café de outros hábitos, mas especialistas lembram que fatores de confusão podem permanecer e que o efeito é modesto em termos absolutos.

Bookmark

Luiz Estrela

Jornalista e criador de conteúdo no BFC, projeto em que se dedica à cobertura política nacional e internacional, além de cultura e direitos sociais, sempre com olhar crítico e linguagem acessível.

Mais Matérias

12 nov 2025

Debate sobre segurança pública segura crescimento de aprovação de Lula, mostra Quaest

Desde o último mês de julho, a aprovação do Governo vinha oscilando dentro da margem de erro (que é de dois pontos) para cima e a desaprovação, para baixo
10 nov 2025

Qual é a importância das atividades educativas nas áreas de ocupação? 

A Educação Popular em comunidades periféricas e áreas de ocupação tem sido fundamental para o cotidiano dos pais trabalhadores

Sete líderes do Comando Vermelho são transferidos para presídios federais após operação mais letal do RJ

Sete líderes do Comando Vermelho são transferidos para presídios federais após operação mais letal do RJ
12 nov 2025

Corpo de policial penal é encontrado em casa; polícia investiga feminicídio

Pichação no muro da residência continha as expressões “X9” e a sigla “CV”, associada ao Comando Vermelho
12 nov 2025

Trump é citado em novos e-mails de Jeffrey Epstein sobre esquema de exploração sexual infantil

Nas mensagens, Epstein afirma que Trump “sabia sobre as meninas” envolvidas no esquema e que chegou a passar “horas” em sua casa com uma das vítimas
12 nov 2025

Casa Dourada convoca a Pan-Amazônia para 30 atos de cultura e ação climática

Casa Dourada convoca a Pan-Amazônia para 30 atos de cultura e ação climática
12 nov 2025

Cantor VT Kebradeira é preso no DF por injúria racial e ameaças a passageira em ônibus

De acordo com a Polícia Civil do DF, o cantor chamou a vítima de “preta, macaca, primata, escrava” e “sua preta fedida

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário