Skip to content Skip to footer

Café pode reduzir em até 30% o risco de morte

Café
(Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil)

Nos últimos dias, voltou a circular nas redes um estudo que afirma “até 30% menos risco de morrer” para quem bebe café com moderação.

O número vem de um trabalho publicado na Annals of Internal Medicine que acompanhou 171.616 adultos no Reino Unido e encontrou associação entre 1,5 a 3,5 xícaras/dia (sem ou com pouco açúcar) e redução de 29%–31% no risco de mortalidade por todas as causas em cerca de sete anos.

A pesquisa — conduzida com dados do UK Biobank — analisou café sem adoçantes, adoçado com açúcar e adoçado artificialmente.

Os autores observaram associação mais consistente para o café sem açúcar e com pouco açúcar; para adoçantes artificiais, os resultados foram menos estáveis. O efeito também apareceu para instantâneo, moído e descafeinado, com perda do benefício em consumos acima de 4–5 xícaras/dia.

A nova onda de interesse foi alimentada por estudos recentes de 2025 que chegam a conclusões parecidas e acrescentam nuances. Um trabalho no European Heart Journal apontou que tomar café de manhã se associou a menor risco de morte total e cardiovascular do que consumir ao longo de todo o dia, sugerindo que o horário pode importar.

Já uma análise no Journal of Nutrition indicou que café preto (ou com baixo teor de açúcar e gordura saturada) manteve associação a menor mortalidade, enquanto quantidades altas desses aditivos anularam o efeito.

IMPORTANTE: todos esses resultados são de estudos observacionais — eles não provam causalidade. Há ajustes estatísticos para diferenciar o papel do café de outros hábitos, mas especialistas lembram que fatores de confusão podem permanecer e que o efeito é modesto em termos absolutos.

Bookmark

Luiz Estrela

Jornalista e criador de conteúdo no BFC, projeto em que se dedica à cobertura política nacional e internacional, além de cultura e direitos sociais, sempre com olhar crítico e linguagem acessível.

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário